test banner

Código florestal é debatido na Câmara dos Deputados

GOVERNO DE BRASÍLIA
Secretária de Estado do Meio Ambiente 

Assessoria de Comunicação Social

Secretário de Meio ambiente representou Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente no encontro

O secretário do Meio Ambiente, André Lima, afirmou nesta quarta-feira (20), que o grande desafio no Cadastro Ambiental Rural (CAR) é a transparência e acesso às informações do sistema. A declaração foi feita em um debate sobre os três anos do Código Florestal, na Câmara dos Deputados, quando o secretário representou o presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Eugênio Spengler.

“Devemos pensar na criação de uma comissão de transparência do CAR para análise qualitativa dos dados”, propôs Lima. O cadastramento das propriedades rurais é o elemento de maior potencial positivo do novo Código Florestal. Porém, entre os desafios para sua realização estão ainda a mobilização dos proprietários, o acesso dos estados aos recursos financeiros, infraestrutura e mão de obra qualificada, sustentou.

O debate sobre os três anos do Código Florestal, com ênfase nos desafios da implantação da lei, contou com a participação da Frente Parlamentar Ambientalista e do Observatório do Código Florestal. Um panorama nacional da regularização ambiental de imóveis rurais no Brasil foi apresentado pela Iniciativa de Observação, Verificação e Aprendizagem do CAR (Inovacar), promovida pela Conservação Internacional – CI-Brasil, com apoio do WWF-Brasil. O estudo está disponível  >>  online.  

Em Brasília, está sendo iniciada a fase dois do cadastro. É o Programa de Regulamentação Ambiental (PRA), que permite ao proprietário ou ao posseiro a suspensão de infrações de desmatamento irregular cometidas antes de 22 de junho de 2008. “Criamos um grupo de trabalho para sistematizar o plano de recuperação dessas áreas, priorizando aquelas de manancial”, informou o secretário.

O debate contou ainda com a participação de parlamentares e representantes do Ministério Público e do Executivo federal. 

****

Assessoria de Comunicação Social
*comunicacaosema@gmail.com
*http://www.sema.df.gov.br/
*Facebook Sema
*Telefone: (61) 3214-5602 



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem