test banner

A força que vem dos gatos pingados

Por enquanto, somente a classe política não se deu conta de que a população brasileira chegou ao limite da paciência e já não tolera mais os desmandos reiterados vindos justamente dos que deveriam servir de exemplo de austeridade no trato da coisa pública. De Jacarezinho, no norte do Paraná, chegam imagens que revelam a força da população indignada com a desfaçatez dos membros da Câmara de Vereadores local, que, alheios à séria crise econômica vivida por todos, pretendiam conceder aumento aos próprios salários.

Pressionados pela indignação generalizada dos habitantes, os vereadores foram encurralados na própria assembleia e tiveram que retroceder humilhados. Ciente de sua união e força, a população pressiona agora para que os proventos de Suas Excelências sejam fixados em um salário mínimo apenas. A mobilização foi iniciada a partir da declaração de um vereador que tripudiou os que protestavam chamando-os de “gatos pingados”. Foi o suficiente para todos deixarem o conforto de casa para ocupar lugar no Legislativo local.

Histórias como essa se repetem Brasil afora e são reveladoras de movimento que vai ensaiando os primeiros passos rumo ao amadurecimento político de parcelas cada vez maiores da sociedade. Números exibidos no painel do impostômetro, presente nas principais cidades do país, mostram que a carga tributária já ronda R$ 1,3 trilhão. Esses números atestam o fenômeno do sorvedouro e da apropriação desmedida dos recursos públicos para financiar a gigantesca máquina pública e, de quebra, as lideranças políticas encrustadas nela. É justamente desse desencontro entre os recursos arrecadados e o disponibilizado, de fato, para atender as demandas da população, que se formou um dos nós que estrangulam a economia e, de quebra, ameaçam o instituto da representatividade política e democrática tal qual a conhecemos.

Entre as justificativas que levaram a agência de classificação de risco Moody’s a rebaixar a nota do Brasil deixando-a a um degrau de país mau pagador, destacam-se, justamente, a tendência crescente nos gastos do governo e a falta de consenso político. As pautas-bombas confirmam a segunda justificativa da Moody’s. Alheia à corrosão do solo sob os pés, Dilma, a presidente, busca sustentação do governo, tendo como pilares políticos desgastados e vistos com desconfiança e desdém pela população. Dizer o quê?


***
A frase que foi pronunciada
“Eu não falhei. Apenas descobri 10 mil maneiras que não funcionaram.”
(Thomas Alva Edson)


Por: Circe Cunha – Coluna: “Visto, lido e ouvido” – Ari Cunha – Correio Braziliense – Foto: Google

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem