test banner

Hemocentro de Brasília tem baixo estoque de sangue O negativo

Tipo é considerado doador universal; outros são bem-vindos, diz fundação. Para doar, voluntário precisa mais de 50 kg e 16 anos, além de 'boa saúde'.

A Fundação Hemocentro de Brasília informou nesta segunda-feira (17) que está com estoque baixo de bolsas de sangue O negativo. O tipo é chamado de universal porque pode ser usado em transfusões para qualquer pessoa. Segundo o órgão, doações de outros tipos sanguíneos também são bem-vindas.

O médico Rodolfo Duarte, gerente do Ciclo do Doador da fundação, explica que o baixo risco de rejeição faz com que o sangue O negativo seja o mais utilizado na rede pública. "Em muitos casos, como nos acidentes, a urgência de uma transfusão é enorme e não há tempo hábil para se verificar o tipo sanguíneo do paciente. Em situações como essas, sempre é utilizado sangue O negativo", diz.

A demanda alta pelo sangue O negativo é dificultada pela baixa frequência dessa combinação na população. Segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 9% dos brasileiros têm esse tipo de sangue (veja arte no fim da matéria). "Pedimos que todos, homens ou mulheres, com essa especificidade sanguínea sejam doadores frequentes do hemocentro. Podem salvar muitas vidas", diz Duarte.

Requisitos
Para doar sangue, a pessoa interessada precisa atender a uma série de pré-requisitos. Entre eles, estão peso mínimo de 50 kg, idade mínima de 16 anos e "bom estado de saúde". Na véspera da retirada, o doador deve se alimentar normalmente, evitando alimentos gordurosos.

Nas 12 horas anteriores à doação, a pessoa não pode ingerir bebida alcoólica ou praticar atividade física intensa. Duas horas antes, o cigarro também é proibido. A doação dura cerca de uma hora e não traz riscos à saúde.


O Hemocentro de Brasília fica no Setor Médico-Hospitalar Norte (SMHN), quadra 3, conjunto A, no final da Asa Norte. O órgão funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e a doação pode ser agendada pelo telefone 160, opção 2. Informações sobre a doação podem ser consultadas no site da instituição.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem