Paulo Poli, da Agenciauto, em meio às obras: Falta de infraestrutura causava constrangimento no lojista.
Reivindicação antiga dos empresários locais, a revitalização,
com conclusão prevista para dezembro, inclui vagas de estacionamento,
construção de praças, calçadas e ciclovia. Custo total será de R$ 9,4 milhões
A Cidade do Automóvel passa pela mais expressiva obra de
revitalização de infraestrutura desde a inauguração, em 1989. Os empresários
locais pediam benfeitorias para a região, localizada no Setor Complementar de
Indústria e Abastecimento (SCIA), há mais de 13 anos. Entre as reivindicações
estavam a melhoria da urbanização da cidade, com a construção de
estacionamentos e de áreas de convivência. Após anos de encontros e audiências
entre representantes do governo e lojistas da região, finalmente a obra saiu do
papel e a revitalização da cidade foi incluída no pacote de obras lançado em
julho de 2015 pela administração do Distrito Federal.
Serão
construídas 568 vagas de estacionamento, 9,1 mil metros quadrados de asfalto,
cinco praças, ciclovias, calçadas e novos pontos de ônibus. O custo total é de
R$ 9,4 milhões. A verba vem do empréstimo de R$ 500 milhões que o GDF conseguiu
com o Banco do Brasil e de um convênio com a Terracap. A Secretaria de
Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinesp) é quem está coordenando os
trabalhos. A conclusão da obra está prevista para dezembro deste ano.
Embora as
construções e os reparos tenham começado em julho, isto é, seis meses depois do
início do governo Rollemberg, a melhoria da Cidade do Automóvel tornou-se a
obra 001 de 2015. “Mostramos para o governo que precisávamos executar o projeto
de melhoria da Cidade do Automóvel. Ainda na gestão Agnelo Queiroz eles
aumentaram o projeto com a ciclovia e as praças de convivência. Na época, teve
até licitação. Mas só agora o dinheiro apareceu”, comenta Paulo Poli,
presidente da Associação das Agências de Automóveis do DF (Agenciauto).
Na tarde
de ontem, o secretário de obras, Julio César Peres, esteve no canteiro para
acompanhar o andamento da obra e conversar com os empresários. “Essa
revitalização é uma reivindicação antiga não só dos lojistas de carros, mas
também de outros segmentos, como as construtoras que estão instaladas ali. O
fato de ela já estar licitada facilitou muito. Por isso, a obra começou
rápido”, comenta.
Na
ocasião, os empresários perguntaram ao secretário se era possível algumas
modificações no projeto, como a retirada de um retorno que está próximo ao
balão principal, na entrada da cidade, e o aumento na quantidade de vagas para
carros. O secretário orientou que as mudanças propostas sejam enviadas para posterior
análise.
Para
Paulo Poli, a melhoria na infraestrutura do SCIA representa uma vitória para o
setor. “A Cidade do Automóvel cresceu muito. A gente se sentia como o dono de
uma casa que conseguiu reformar todos os cômodos, menos a sala. Nossas lojas
são de ponta, mas, mesmo assim, a gente se sentia constrangido quando o cliente
vinha aqui e não achava vaga, tinha que pisar na poeira… Tudo isso atrapalha o
negócio”, analisa.
A revitalização
O
pacote de melhorias inclui a construção de estacionamentos no canteiro central,
uma praça de alimentação com 15 quiosques, além de 26 distribuídos na Avenida
Central e em ruas secundárias. O setor ganhará, ainda, quatro novas praças com
Pontos de Encontro Comunitário (PECs). A ciclovia ligará o setor à Via Estrutural,
de um lado, e ao Setor de Indústria e Abastecimento, de outro.
Fonte:Ana Maria campos - Coluna "Eixo Capital"- Correio Braziliense – Foto: André Violatti-/Esp/CB/D.A/Press