test banner

Semana de doação de órgãos e tecidos sensibiliza doadores e profissionais de saúde

Semana de doação de órgãos e tecidos sensibiliza doadores e profissionais de saúde

DF é destaque em número de doadores

Começa nesta segunda-feira (28) a Semana da Doação de Órgãos e Tecidos. A campanha tem por objetivo sensibilizar comunidade e profissionais de saúde da importância do ato de doação e vai até 3 de outubro. O dia nacional alusivo ao tema é comemorado em 27 de setembro.  

Como atividades propostas estão estandes de esclarecimentos, sensibilização e capacitação de profissionais de saúde e depoimentos de familiares de doadores e pacientes transplantados. O evento também distribuirá panfletos informativos, fará campanha em veículos de comunicação e realizará o “Green Friday” que é a iluminação pública em tom de verde.

No primeiro semestre de 2015, o Distrito Federal se destacou no panorama nacional: primeiro lugar em notificação de potenciais doadores, com um total de 103,8 por milhão de população e segundo lugar com 25,9 em doadores efetivos por milhão de população.

DOAÇÃOA doação de órgãos ou de tecidos é o ato pelo qual manifestamos a vontade de ajudar no tratamento de outras pessoas. A doação de órgãos de pessoas falecidas, somente ocorre após a confirmação do diagnóstico de morte encefálica e mediante a autorização familiar. Tipicamente, são pessoas que sofreram acidentes que provocaram traumatismo craniano como, por exemplo, acidentes de trânsito, vascular cerebral (AVC) ou quedas, e evoluíram para morte encefálica, interrupção irreversível das atividades cerebrais que comandam o corpo.

A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de rim, parte do fígado e de medula óssea pode ser feita em vida. Se a pessoa deseja ser um doador de órgãos, é preciso conversar com os familiares e deixar clara sua vontade.

DADOS - Segundo dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e Tecidos (ABTO) no primeiro semestre de 2015 foram realizados 21.401 transplantes no Brasil, porém a situação de quem necessita de transplante ainda é delicada.

Atualmente, aproximadamente 30 mil pessoas aguardam na fila de espera e a elevada taxa de recusa familiar à doação (44%) persiste como o principal obstáculo para a efetivação da doação na maioria dos estados. Para saber das estatísticas sobre doações de órgãos no DF e em outras unidades da federação, confira no link: 



Cronograma de atividades

Data
Horário
Atividade
Responsável

28/9/2015
30/9/2015
1/10/2015

08h30 -10h30
Estande no ambulatório do HBDF – Esclarecimentos a profissionais e pacientes, distribuição de folders.
Apresentação musical com Junior – músico transplantado de córnea

Plantonistas
14h30 - 16h30

Plantonistas

29/9/2015

Manhã e
Tarde
Sensibilização in loco dos profissionais do HBDF com banner informativo, panfletagem, sorteio de brindes.
Locais: CTI, CC, PS

Camila, Isabella, Mônica


Mês de setembro


Divulgação em veículos de comunicação (rádio, TV, blog, jornais) sobre o processo de doação de órgãos e tecidos, história dos transplantes no DF e situação atual. Depoimentos de familiares de doadores e pacientes transplantados 

ASCOM HBDF
OPO-DF
BODF
CNCDO
1/10/2015


Capacitação – HMIB - Palestras para profissionais da saúde.
Camila e Isabela
 Mês de setembro 


Iluminação pública em tom de verde
 CEB
OPO-DF
CNCDO-DF
2/10/2015

Manhã, Tarde e Noite
“Green Friday” – Funcionários virão para o trabalho com alguma vestimenta em tom de verde. Foto para divulgação e happy hour 
Equipe e
ASCOM
2/10/2015

10h
Celebrando a vida – atividade com pacientes transplantados e depoimento de familiares de um doador 

 IC-DF
27/9/2015 a
3/10/2015
Manhã, Tarde e Noite
Atividades nos hospitais da Secretaria de Saúde do DF, Instituto de Cardiologia e Hospital Universitário de Brasília 

CIHDOTTs
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem