test banner

Chineses manifestam interesse no turismo de Brasília

Declaração foi dada por comitiva oriental no Senado para conhecer políticas nacionais de Turismo. 

Brasília está prestes a ser incluída na rota turística dos chineses. A capital, que se prepara para receber viajantes do mundo inteiro nos Jogos Olímpicos, pode ser um dos destinos escolhidos pelos orientais, quando estiverem no Brasil. Cerca de dois milhões de chineses deixam o país, por ano, para fazerem turismo em outros locais. Para atraí-los à capital, a profissionalização é o melhor caminho.

Nesse sentido, a secretaria do Esporte, Turismo e Lazer participou, nesta quarta-feira (16), no Senado Federal, do seminário sobre o programa Welcome Chinese – que certifica estabelecimentos turísticos para receber visitantes chineses. A iniciativa, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) da Casa, contou com o apoio da Academia Chinesa de Turismo (CTA), entidade governamental responsável pelo tema.

O secretário-adjunto de Turismo, Jaime Recena, aproveitou a ocasião para destacar as propostas do setor, como forma de atrair mais visitantes à cidade. “Queremos estimular um número crescente de países a criar linhas áreas direto para Brasília, para, dessa forma, ampliar os destinos internacionais do nosso aeroporto”, explicou.

O presidente da Welcome Chinese Company, Jacopo Sertoli, falou sobre o que a companhia tem feito para promover o crescimento de empresas certificadas para a recepção de turistas chineses no Brasil. Para Sertoli, são coisas simples que podem ser facilmente alcançadas com parcerias locais no Brasil. Um exemplo citado por ele foi a questão das redes sociais. Como na China não entram o Facebook e o Twitter, mas há versões equivalentes, os chineses precisam ter como acessar esses programas aqui no Brasil.

Para conquistar o certificado, hotéis, aeroportos, parques, museus, shoppings e outros locais de serviço precisam se adequar ao padrão de qualidade chinês. "É inevitável que todos os países busquem trabalhar para melhor receber os turistas estrangeiros, em especial no que diz respeito ao transporte, cultura e acessibilidade no padrão internacional. Nesses aspectos, Brasília é um pólo natural para quem busca não apenas o turismo cívico e histórico, mas também o ecoturismo, com a infinidade de cachoeiras e rotas naturais que temos nas nossas imediações", finalizou Recena.

De acordo com o Ministério do Turismo, estão sendo instalados três centros de processamento de visto no país oriental para acelerar o processo de retirada do documento. Para a proprietária de um restaurante típico do país oriental na Asa Norte, Aurora Guo, que vive há 34 anos na capital, a liberação do visto atrairia mais visitantes ao país. “Principalmente com a chegada das Olimpíadas, isso seria muito importante e já foi liberado para outros países também. Ajudaria a movimentar a economia da cidade”, opina.

Outra ação do governo federal – para superar o empecilho da língua – é a ampliação do Programa de Qualificação Internacional de Estudantes de Turismo, que pretende enviar os melhores estudantes, segundo o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para escolas de excelência na China e na Rússia, países que, até então, estavam fora do programa.

Agências credenciadas
De acordo com o Ministério do Turismo, em dezembro de 2015, 300 agências de turismo brasileiras manifestaram interesse em receber grupos de turistas chineses no Brasil, ao se credenciar junto à pasta. A iniciativa foi resultado denegociação entre os governos brasileiro e chinês para ampliar o número desses turistas no Brasil. As empresas se comprometeram a atender, entre outros, a instalação de linha de atendimento telefônico para consulta e assistência em caso de emergência; o fornecimento de informações relevantes para as agências de viagens designadas pela China; e a indicação de guia de turismo para o acompanhamento de cada grupo de turistas chineses.



1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem