test banner

Começam as obras no hospital de Ceilândia

          Centros de saúde da região também serão reformados até o final deste ano

Até o final deste ano, o Hospital Regional de Ceilândia será entregue à população com uma nova roupagem. Com um histórico de mais de 30 anos passando apenas por pequenos reparos, a unidade iniciou neste mês a primeira etapa de uma grande reforma, que envolverá as áreas mais precárias. Também está previsto para ser concluído no mesmo prazo, reforma em todos os 12 centros de saúde da região.

Todo o processo de manutenção predial começou com a troca do quadro de energia que, de acordo com o diretor administrativo do hospital, José Maria Gomes Filho, era muito antigo. "Ele não conseguia sustentar a energia dos equipamentos das salas vermelha e amarela, portanto, priorizamos essa parte, mesmo porque sem ele, os respiradores não funcionam e não podemos permitir que isso ocorra", ressaltou.

As obras já começaram no pronto-socorro de ginecologia, onde foi feita a manutenção em todos os pontos de oxigênio da enfermaria. Além disso, foram trocadas as luminárias; feita a pintura; instaladas novas pias, sanitários, chuveiros e torneiras dos banheiros; revista toda a parte elétrica e hidráulica; colocadas cantoneiras para que as macas não batam nos cantos das paredes, dentre outros.

Para que as mudanças ocorressem sem prejudicar a demanda da ginecologia, os pacientes foram encaminhados para o Hospital Regional de Brazlândia, que faz parte da mesma região. O centro obstétrico continuou funcionando normalmente. "São atendidas em média mil pessoas por dia no hospital entre pronto-socorro e ambulatório. Com essa reforma pretende-se melhorar a qualidade dos atendimentos e não aumentar a quantidade", disse José Maria.

A supervisora de enfermagem do pronto-socorro de ginecologia, Gracilene Rodrigues de Araújo, disse que essas melhorias vão influenciar positivamente não só no conforto dos pacientes como no dia a dia do servidor. "Foi instalada uma porta no nosso setor de internação para dar mais privacidade à paciente, porque antes era tudo aberto. Foram pensados pequenos detalhes que vão fazer grandes diferenças", destacou a funcionária.

Outro local que também está em reforma é a Central de Material Esterilizado (CME), onde é realizada a desinfecção e esterilização de todos os materiais que vão para a cirurgia. No espaço serão instaladas duas autoclaves, recém-adquiridas pelo hospital. Em seguida começa a reforma nas enfermarias médica, clínica e cirúrgica, além da área da endoscopia.

A previsão é que essa primeira parte termine em julho e a segunda comece em setembro desse ano. "Vamos respirar nesse período para entrar mais dinheiro e planejarmos o restante da obra", concluiu o diretor.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem