test banner

#REPÚBLICAEMTRANSE » Hélio José perde cargos no governo

O parlamentar admite que foi influenciado por Renan Calheiros em seu voto - Depois de o senador votar contra a reforma trabalhista, Executivo exonera dois funcionários escolhidos por ele. Em agosto do ano passado, ao defender um dos nomes, ele disse: "A melancia que eu quiser eu vou indicar"

Um dos três votos da base aliada que ajudaram a derrotar a reforma trabalhista em comissão do Senado, o senador Hélio José (PMDB-DF) afirmou ontem ter sido alvo de retaliação do governo com a demissão de dois indicados seus em órgãos do Executivo. Em um discurso de oposição, acusou o presidente Michel Temer de chantagem e cobrou sua renúncia.

“Nós não podemos permitir que o governo transforme votações em balcão de negócios. Esse governo está podre. Esse governo corrupto tinha que ter vergonha na cara e renunciar”, afirmou Hélio José.

O peemedebista surpreendeu na terça-feira o governo ao votar contra o relatório do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre a reforma trabalhista na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Um texto alternativo, contra a reforma, foi aprovado por 10 votos a 9.

Em agosto do ano passado, o senador foi gravado em uma reunião da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) no Distrito Federal defendendo a nomeação do então assessor Nilo Gonsalves para o cargo de superintendente do órgão. “Isso aqui é nosso. Isso aqui eu ponho quem eu quiser, a melancia que eu quiser eu vou colocar”.

Ontem , Gonsalves foi exonerado, e o tom do senador misturava queixa e ataque. “É inadmissível, que um governo mergulhado nesse emaranhado de corrupção, tome esse tipo de atitude de retaliação de quem quer fazer as coisas de forma adequada. É uma falta de consideração”, afirmou.

Além de Gonsalves, foi demitido também Vicente Ferreira, que deixou a Diretoria de Planejamento e Avaliação da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). “Acho que o governo está para o que der e vier. Eles enlouqueceram. Pegar um senador da República e retaliar com duas indicaçõezinhas não é justo. Não é um governo correto.”

Segundo Hélio José, sua posição contrária à reforma já havia sido externada a parlamentares do seu partido. Ele admite a influência do líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), em seu voto. O ex-presidente do Senado tem adotado posições críticas às reformas propostas pelo governo.

Questionado se houve alguma ameaça de que poderia perder cargos antes da votação na CAS, o senador afirmou que o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), o havia alertado para não votar contra a proposta. Ele disse, no entanto, que não havia conversado com o correligionário após a votação de terça-feira.

"Eles enlouqueceram. Pegar um senador da República e retaliar com duas indicaçõezinhas não é justo” 
(Helio José,senador (PMDB-DF)




Correio Braziliense – Foto: Minervino Junior/CB/D.A.Press 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem