test banner
test banner

Zoológico lança primeira carta de serviços em braile do DF

A Fundação Jardim Zoológico de Brasília lançou nessa terça-feira (13) a primeira carta de serviços ao cidadão em braile do Distrito Federal. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Documento servirá como guia para visitantes com deficiência visual. Solenidade ocorreu no parque nessa terça (13)

Fundação Jardim Zoológico de Brasília lançou nessa terça-feira (13) a primeira carta de serviços ao cidadão em braile do Distrito Federal. Com ela, visitantes que tenham deficiência visual poderão acessar toda a estrutura do parque em forma de guia e escolher qual é a área que desejam visitar primeiro.

Produzido pela equipe do zoo e transcrito pela Associação Brasiliense de Deficientes Visuais, o documento ficará disponível na entrada e na ouvidoria.

No lançamento, o diretor-presidente da fundação, Gerson Norberto, ressaltou que a carta permite a essas pessoas entender quais são os serviços e os horários de atendimento da instituição. “Parece uma coisa simples, mas abre um mundo para quem não enxerga.”
"Parece uma coisa simples, mas abre um mundo para quem não enxerga" - (Gerson Norberto, diretor-presidente do Zoológico de Brasília)

Um termo de cooperação de acessibilidade entre a Fundação Jardim Zoológico de Brasília e a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) também foi assinado na solenidade. A parceria será para a criação de um plano que atenda todos os tipos de públicos.
Norberto adiantou que os órgãos vão elaborar uma política interna de acessibilidade, com lançamento previsto para dezembro, no aniversário de 60 anos do parque. “Além de eliminar as barreiras arquitetônicas, o projeto vai oferecer formação continuada para os colaboradores e funcionários melhorarem o atendimento dessas pessoas”, completou.
A diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro, disse ser uma grande honra participar dessa iniciativa e garantir um serviço de qualidade. A ideia, segundo ela, é traçar uma rota acessível para que qualquer um visite o zoológico sem qualquer obstáculo.
Além disso, materiais de construção apreendidos pela agência em terrenos onde houve grilagem também serão utilizados para obras emergenciais no parque, como a construção de rampas.
Zoo funcionará normalmente no feriado de Corpus Christi
O Jardim Zoológico de Brasília fica na Avenida das Nações (L4 Sul) e estará aberto normalmente no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (15), das 8h30 às 17 horas.
A entrada custa R$ 10. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes, idosos (acima de 60 anos), professores e beneficiários de programas sociais do governo pagam meia-entrada. Para crianças de até 5 anos e pessoas com deficiência, o ingresso é gratuito.
Galeria de Fotos – (  Goo.gl/DbAjit  )








Agência Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem