test banner
test banner

Alunos do Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural e da rede pública participam do projeto Transforma

Iniciativa faz parte da programação dos Jogos Escolares da Juventude e ocorre novamente nesta quarta-feira (22) no Centro de Convivência

Brasília, 21 de novembro de 2017 - Os alunos do Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural e do Centro Educacional Fundamental (CEF) da 306 Norte conheceram na tarde desta terça-feira (21), o Centro de Convivência dos Jogos Escolares da Juventude, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O total de 150 crianças, de seis a nove anos, participou de uma série de atividades integradas ao projeto Transforma, do Comitê Olímpico do Brasil.

A área normalmente frequentada pelos atletas nos intervalos das provas, ou após o horário das refeições, encantou essa turma que se dividiu em cinco ambientes temáticos, que combinam lazer e conhecimento. Eles também se revezaram nas mesas de totó e tênis de mesa, assim como passaram pelo espaço de leitura. Tudo com a proposta de introduzir para a garotada os valores olímpicos.

“Ao participar dessas atividades que estão sendo disponibilizadas diariamente para os competidores, os alunos do Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural e da rede pública de ensino vivenciaram um dia de atleta dos Jogos Escolares. Muito importante essa iniciativa para mostrar aos estudantes que o esporte é capaz de transformar tudo”, avalia a secretária de Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros.

As estações estão divididas da seguinte forma: roda de conversa e desafios promovendo o empoderamento da mulher no esporte; clínica da nova modalidade olímpica, o basquete 3x3; escolinha de dança com ritmos diversos; jogo de perguntas com direito a brindes sobre antidoping; e, por fim, as crianças levaram para casa uma lembrança muito especial: uma foto com o casaco oficial do Time Brasil.

Rosane Sousa Andrade, de 11 anos, pratica há três anos uma série de modalidades esportivas no Centro Olímpico e Paralímpico da Estrutural, mas tem uma atividade em especial que se dedica sempre mais: a ginástica artística. “Achei muito legal e diferente passar o dia aqui com o pessoal dos Jogos. Eu quero seguir a carreira de atleta, mas também quero me formar em medicina”, se divide a menina.

A iniciativa ocorre novamente nesta quarta-feira, no Centro de Convivência do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, das 15h às 17h, com 150 alunos do Centro Olímpico e Paralímpico de Sobradinho e do Centro Educacional Fundamental do Núcleo Bandeirante.

Projeto Transforma – Sendo um dos maiores legados olímpicos da edição do Rio 2016, a iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil capacita professores das redes pública e particular em todo Brasil. Os profissionais de educação contarão com uma plataforma digital que oferecerá cursos e capacitações, com o objetivo de ampliar a variedade de desportos nas escolas.

As atividades do Transforma vão além da escola, com a realização de festivais esportivos, que permitem que o público em geral experimente novos esportes. Nesses festivais, atletas profissionais se apresentam ao público, aumentando a interação entre esportistas e população e reforçando o clima de confraternização dos jogos olímpicos e paraolímpicos.











Foto: Fabiano Nery/ Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem