test banner

Entrevista: Marcos Dantas

Homem forte do PSB-DF, o secretário das Cidades, Marcos Dantas, defende a “austeridade” do governo de Rodrigo Rollemberg, repetindo o discurso afinado do governador, antecipando o tom que deve ser usado na campanha à reeleição. Para Marcão, “sem dúvidas”, há condições de Rollemberg se reeleger, mesmo diante da alta rejeição mostrada em pesquisas. Sobre a candidatura dele, que, nos bastidores, já é certa, diz apenas ser uma “possibilidade”. Tudo indica que ele concorra a uma das oito cadeiras da Câmara dos Deputados.

À frente da Secretaria das Cidades, com o tipo de trabalho desenvolvido na pasta, o senhor se considera o prefeito de Brasília?
Considero que temos feito um trabalho de cuidado, zeladoria e conservação das nossas regiões administrativas. Em um ano de existência, a secretaria fez ações em quase todas as cidades, com o programa Cidades Limpas. Visitamos 83 mil imóveis, ajudamos na redução de quase 80% dos casos de dengue, recolhemos quase 100 toneladas de entulho e de lixo das ruas. E fizemos tudo isso com o envolvimento de mais de 5 mil trabalhadores e o comprometimento de todo o Governo de Brasília. Além disso, estamos dedicados na requalificação urbana como um todo, focando na revitalização de praças, parques e feiras.

O senhor se licenciou da presidência do PSB-DF para assumir funções na atual gestão. Mas ainda trabalha nas articulações de bastidores, tanto do partido quanto do próprio governo. Pretende voltar para o cargo oficialmente?
Estou como vice-presidente do partido no DF e, toda vez que sou convocado a ajudar, estou pronto e vou continuar desta forma. Não pretendo voltar porque, além de estar me dedicando integralmente à Secretaria das Cidades, o Tiago Coelho foi eleito presidente e está mantendo o bom trabalho que já era feito na legenda, mas, reforço, sigo colaborando.

O senhor acha que Rodrigo Rollemberg tem condições de se reeleger, diante de tanta rejeição?
Sem dúvida. Não foi fácil assumir o DF do jeito que encontramos. Mas estamos trabalhando com muita responsabilidade para manter Brasília no rumo certo. Os resultados estão aí: inauguramos praticamente uma escola por mês; estamos com o menor índice de homicídios dos últimos 30 anos; ampliamos a cobertura da atenção primária; levamos asfalto e redes de esgoto e de águas pluviais para regiões que precisavam, como o Sol Nascente, Buritizinho, Porto Rico e Vicente Pires; implantamos o Bilhete Único; estamos fazendo as obras do Trevo de Triagem Norte; e entregaremos mais de 60 mil escrituras até o fim deste mandato. E o mais importante: mantivemos os salários dos servidores sempre em dia, mesmo enfrentando uma grave crise financeira, em que outras unidades da Federação não conseguiram nem sequer honrar com vencimentos de anos anteriores. Isso é só uma parte do que esse governo, honesto e comprometido, está fazendo por Brasília. E digo mais: 2018 será ainda melhor.

O senhor vai ser candidato em 2018?
É uma possibilidade que não está descartada, mas vamos deixar eleições para o segundo semestre de 2018. Até lá, a minha preocupação é, e continuará sendo, cuidar das cidades. Quero deixar uma Brasília melhor para os meus filhos, para a população, para os brasilienses que merecem um governo honesto. O que não podemos é permitir que pessoas que saquearam a nossa cidade voltem a governar Brasília. Estamos fazendo um governo de austeridade, de ajustes fiscais e econômicos e de honestidade.


Entrevista ao Jornal de Brasília

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem