test banner

História: Caricaturas de Brasília - (Nem todos os brasileiros eram favoráveis à construção de Brasília)


Charge do Diário da Noite, um ano antes da inauguração de Brasília - Nem todos os brasileiros eram favoráveis à construção de Brasília. Os jornais da segunda metade dos anos 1950 e do início de 1960 publicavam críticas ferrenhas, inclusive com teor cômico. Principalmente os do Rio de Janeiro, a antiga capital. Em exposição que começa amanhã, com evento de abertura às 19h, no Museu da República, o público poderá conferir ilustrações com esse teor, publicadas em jornais da época. O evento integra a programação oficial das comemorações dos 58 anos de Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960.
Ilustração publicada no Tribuna da Imprensa, em 1958
Entre charges, cartuns e caricaturas, as obras a serem expostas foram feitas por Hilde, Theo, Augusto Rodrigues e Brandão e publicadas no Diário de Notícias, na Tribuna da Imprensa, no Última Hora, no Correio da Manhã e no Diário da Noite — de 1957 a 1960, ano da inauguração da nova capital. “As charges são um retrato de como vai acontecendo a aceitação da mudança de capital”, observa Tereza Eleutério, gerente de acesso e difusão da Diretoria de Pesquisa do Arquivo Público do Distrito Federal. Além dos documentos, pertencentes ao Fundo Novacap do Arquivo Público, haverá a exibição de filmes sobre a construção da cidade e rodas de conversas com historiadores que possuem estudos sobre a história local.
Trabalho publicado no jornal Última Hora, em 1958
A idealização do projeto aconteceu em 1998, quando Georgete Medleg Rodrigues, curadora da exposição, atuava como gerente cultural no ArPDF, então dirigido por Walter Melo. A pesquisa começou para auxiliá-la na tese que produzia durante o mestrado em história. Por ter tomado posse no corpo docente da Universidade de Brasília (UnB), onde trabalha até hoje como professora no curso de arquivologia e na pós-graduação em ciência da informação, ela teve de suspender a iniciativa, retomada no fim do ano passado com apoio da atual equipe do órgão público.
Charge do Diário da Noite sugere haver só índio na nova capital
O setor de divulgação da Novacap arquivou o material no período da construção de Brasília. “É curioso esse movimento de, ao mesmo tempo, fazer tudo para divulgar positivamente a obra, mas ter o cuidado de arquivar os discursos contrários, por meio de clippings”, ressalta Georgete. No projeto original, o objetivo era expor todas as charges que depreciavam a construção, mas, devido aos direitos autorais, algumas ilustrações não puderam ser incluídas no catálogo.

A mostra também tem caráter educativo e lúdico, com a presença de animações produzidas em mapeamento digital. “Ao mesmo tempo em que as charges criticam a construção, uma linha do tempo vai mostrando as etapas que antecederam as obras e os momentos decisivos que marcaram as ações do governo JK para concluí-la”, explica a curadora. Georgete almeja que, na comemoração dos 60 anos de inauguração de Brasília (em 2020), possa ser criado um projeto que “apresente as diversas facetas da cidade e dos atores e habitantes, desde a criação até os dias atuais”.

Programe-se 
»Do risco ao riso: a construção de Brasília nas caricaturas da imprensa (1957-1960)

»Exposição de ilustrações – charges, cartuns e caricaturas, publicadas em jornais com críticas à mudança da capital para Brasília, com curadoria de Georgete Medleg.
»Museu da República (Eixo Monumental). De 18 de abril a 6 de maio, das 9h às 18h. Abertura amanhã, às 19h. »Entrada franca » Classificação indicativa livre.


Por Deborah Novaes – Correio Braziliense


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem