test banner

Eleição embolada no DF - Frejat: empurra não


Eleição embolada pode levar o jogo para o segundo turno com pequena vantagem 
Se as eleições fossem hoje, as fotos de nove candidatos apareceriam nas urnas: Rodrigo Rollemberg (PSB), Jofran Frejat (PR), Izalci Lucas (PSDB), Alírio Neto (PTB), Eliana Pedrosa (Pros), Alexandre Guerra (Novo), Fátima Sousa (PSol), General Paulo Chagas (PRP) e um representante do PT. Com tantos concorrentes, o resultado da eleição se torna imprevisível, porque não há nenhum grande favorito e um segundo turno é quase certo. Com pouco mais de 10% dos votos, um candidato pode chegar ao duelo final. Analistas políticos apontam que agora, no DF, pode ocorrer o mesmo fenômeno que aconteceu na eleição presidencial de 1989, quando houve 22 candidatos. Fernando Collor (PRN) e Lula (PT) chegaram ao segundo turno com 30,47% e 17,18% dos votos. Lula ficou a poucos pontos à frente de Leonel Brizola (PDT), com 16,51%, e Mário Covas (PSDB), com 11,51%.

Alô, Cristovam
Foi Jofran Frejat (PR) quem tomou a iniciativa de procurar Cristovam Buarque (PPS) na semana passada para uma possível união. O ex-secretário de Saúde ligou para dizer que deveriam se encontrar depois que viu o vídeo em que Cristovam anunciou intenção de ouvir outros políticos antes de anunciar o cabeça da chapa, Izalci Lucas (PSDB).

Não empurra, não
Em várias conversas, Frejat já disse que não aceita ser conduzido. E, se for forçado a algo que não quer fazer, prefere desistir da campanha.

Pedido de benção no aniversário 
Jofran Frejat esteve ontem na festa de Louvor ao Divino Espírito Santo de Planaltina para pedir benção no dia de seu aniversário de 81 anos. “As  pessoas buscam na fé a esperança de uma vida melhor.  Cabe também aos governantes essa missão. Que Deus nos conduza a reflexões e ações  que possam dar mais dignidade a essas pessoas que clamam por socorro”, disse ontem. 

Solidão
Entre aliados de Frejat, o anúncio do lançamento da pré-candidatura de Izalci Lucas (PSDB) foi visto como um voo solo. Acreditam que Cristovam Buarque (PPS) e Rogério Rosso (PSD) podem desembarcar.

Explicação complicada
Cristovam Buarque certamente terá dificuldade para explicar a seu antigo eleitor por que apoia a candidatura do tucano Izalci Lucas, um político que sempre esteve em campo oposto a seu grupo político. Mas, ao ser o responsável pela área de educação do programa de governo de Geraldo Alckmin, Cristovam colou no PSDB. Apoiar Izalci era consequência era consequência dessa escolha.

Entre tapas e beijos
A conversa entre Rodrigo Rollemberg (PSB) e Joe Valle (PDT) na AgroBrasilia na noite de sexta-feira pareceu animada. Alguém ouviu a seguinte frase de Joe: “Estamos do mesmo lado”. O vice-presidente do PSB/DF, Daniel Cunha, acompanhou tudo e postou as fotos nas redes sociais. A imagem forte dos dois políticos que têm um longo histórico de brigas e reconciliações despertou muita imaginação às vésperas do início da campanha. 

Inspiração
O ex-secretário do Trabalho e de Ciência e Tecnologia Thiago Jarjour (PSB), pré-candidato a distrital, tem no ex-senador Pedro Simon (MDB) um ícone. Na última sexta-feira, os dois estiveram juntos, comeram uma pizza e discutiram política.


Ana Maria Campos – Coluna “Eixo Capital”  - Fotos: - Correio Braziliense















Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem