test banner

CONSCIENTIZAÇÃO » Brasília celebra Dia Nacional do Ciclista


Brasília celebra Dia Nacional do Ciclista - Núbia e Luiza, tia e filha de Pedro Davison, atropelado em 2006, participaram do evento
O Dia Nacional do Ciclista foi celebrado ontem com um café da manhã no Eixão. Na altura da 213 Sul, integrantes da ONG Rodas da Paz comemoraram a data, instituída pela Lei nº 13.508, de 2017. Próximo ao local fica a bicicleta branca que homenageia o ciclista Pedro Davison, atropelado em 19 de agosto de 2006.

 O coordenador da ONG, Bruno Leite, explica que o objetivo do evento era celebrar a vida e a constante luta por ruas mais seguras. “O atropelamento do Pedro foi para júri popular e considerado homicídio doloso. Representa um marco na luta pela paz no trânsito”, afirma. 

Núbia Melo, 61 anos, tia de Pedro Davison, participou do café da manhã de confraternização e conscientização. “A gente não podia deixar que isso fosse em vão”, disse. Ela lamenta que, em uma cidade tão propícia ao uso dessa forma de locomoção, ainda aconteçam tantos crimes de trânsito.

Há 10 meses, Renata Aragão, 59, perdeu o filho Raul. Ele foi atropelado enquanto andava de bicicleta na L2 Norte. “Ele era um cicloativista, realmente vivia a bicicleta”, relembra. Para ela, a consolidação do Dia Nacional do Ciclista é uma conquista importante, mas, sozinha, não determina nada.

Renata foi vestida de palhaça e com um gorro de papai noel, a forma singela que encontrou de homenagear Raul. A mãe conta que era assim que ele se vestia para participar de eventos com crianças. “Eu já participava das ONGs e ia aos eventos em apoio a ele, o Raul me envolvia. Depois da da morte dele eu passei a me envolver com mais responsabilidade.”

Vários ciclistas passaram pelo café da manhã. Também foram distribuídos balões brancos a todos os ciclistas que passeavam pelo Eixão do Lazer neste domingo, como forma de parabenizá-los pela data e também como ferramenta de conscientização.


Marina Adorno – Fotos: Ana Raissa/CB/D.A.Press – Blog/Google – Correio Braziliense


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem