test banner

Cuidado com os falastrões - (O seu voto vale muito. (É preocupante o retorno de promessas mirabolantes no debate dos candidatos a governador...)

Cuidado com os falastrões

*Por Severino Francisco

Pesquisa encomendada pelo Correio Braziliense, realizada pelo Instituto Opinião Política, revela que as prioridades do brasiliense são: saúde (79,6%), educação (62%), segurança pública (47,8%), emprego (28,2%) e combate à corrupção (15%). O seu voto vale muito. É preocupante o retorno de promessas mirabolantes no debate dos candidatos a governador, que não encontram nenhum respaldo na realidade atual do DF.

Diversos candidatos estão prometendo aumentar o salário dos servidores públicos do DF e pagar a terceira parcela do reajuste a servidores de 32 categorias. Além disso, alimentam a esperança de aumentos para a Polícia Militar e para o Corpo de Bombeiros. Se isso ocorrer, o impacto no orçamento seria de mais de R$ 2 bilhões. Muito possivelmente, a Lei de Responsabilidade Fiscal iria para o espaço.

Não quero defender nenhum candidato. Só quero alertar que alguns podem estar mentindo descaradamente. Se fosse tão simples, qualquer um concederia aumentos e acrescentaria alguns pontos em prestígio e votos para as próximas eleições. Mas basta mirar a situação da maioria dos estados para constatar as consequências nefastas da irresponsabilidade na gestão pública.

O país continua mergulhado na mais longa recessão econômica da história brasileira. A arrecadação de impostos caiu drasticamente. Muitos estados estão quebrados do ponto de vista das contas públicas. Estados quebrados têm mais dificuldade de enfrentar os problemas de segurança pública, de saúde e de educação. Basta lembrar os casos do Rio Grande do Norte, do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Os dois últimos decretaram calamidade financeira em 2016. Eles tiveram dificuldade em pagar a folha de salários dos servidores públicos. Em janeiro, os policiais militares do Rio Grande do Norte fizeram uma greve de 23 dias, que levou o estado a uma situação de caos social completo. Os bandidos tomaram conta das cidades.

O site Politize levantou oito pontos a serem considerados na escolha de um candidato. Pesquise o histórico pessoal, pesquise o histórico político, busque afinidade de pensamento, conheça o partido e a coligação do candidato, conheça as propostas, entenda as atribuições do cargo, observe os gastos de campanha e cobre um diagnóstico sobre a cidade.

Se esses pontos fossem avaliados, vários candidatos de propostas fantasiosas e biografias complicadas seriam revelados em imagem mais condizente com a realidade. Só se deixa enganar quem quer ser enganado. O seu voto vale muito, não o desperdice com falastrões e mentirosos.



(*) Severino Francisco – Jornalista, colunista do Correio Braziliense – Foto/Ilustração: Blog - Google




http://app.impresso.correioweb.com.br/access/da_impresso_130686904244/278225/41/eq.gif

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem