Plano de governo de Rollemberg prioriza qualidade de vida da população - Blog do Chiquinho Dornas

NEWS

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Plano de governo de Rollemberg prioriza qualidade de vida da população

Uma gestão responsável, transparente, sem populismos e sem demagogia é o que prevê o plano de governo do pré-candidato ao Buriti, Rodrigo Rollemberg (PSB). Thiago Teixeira de Andrade, secretário de Estado de Gestão do Território e Habitação e encarregado de coordenar a elaboração do plano, conta como foi o processo e quais são as prioridades para os próximos 4 anos.

Em maio, o trabalho começou. A sociedade civil organizada e as pessoas físicas, moradores das diversas regiões de Brasília, foram chamados a participar. 

Boa parte das ideias foi recebida por meio da página >> dfemdebate.com.br. 

Estão marcadas ainda três consultas públicas presenciais. A primeira, que aconteceu nesta quinta-feira (2/8), discutiu saúde pública. Dia 6 de agosto, o tema será educação e cultura, e no dia 9, as áreas sociais e de segurança pública. “Após analisar as contribuições, o lançamento público do programa de governo está previsto para o dia 13, e o registro do plano para dia 15. A militância e a população poderão fazer novas contribuições até setembro”, avisa Thiago.

As propostas apresentadas em 2014 serão examinas com uma visão crítica. “O balanço de prioridades lançado recentemente pelo Governo do Distrito Federal constatou que temos 88% de ações concluídas ou iniciadas. Isso demonstra a seriedade com que o programa foi tratado”, comentou o coordenador. A partir da experiência dos últimos quatro anos de governo, novos caminhos serão traçados. O mote da pré-campanha de Rollemberg resume esse espírito: “Casa arrumada, hora da virada”.

A saúde será prioridade absoluta. Na área, houve avanços. A Estratégia Saúda da família chegou a quase 70% de cobertura. O modelo do Instituto Hospital de Base, 100% público e gratuito, significou mais celeridade e eficiência na compra de equipamentos e medicamentos. “Vamos ampliar os espaços de atendimentos, como Hospital do Guará, além das Unidades Básicas de Saúde”, complementa o coordenador. 

Mobilidade. A previsão é avançar nas ações do Circula Brasília. Várias ações previstas no programa já foram entregues, como por exemplo, o Bilhete Único, que já conta com a implantação da biometria facial em parte da frota, nove ônibus movidos a biodiesel, várias estações do sistema de bicicletas compartilhadas, terminais rodoviários – entre novos e reformados, a criação e readequação de mais 800 linhas de ônibus.

Educação. A meta é evoluir no plano estabelecido em 2014, focado na educação básica, com aumento do quadro de ensino integral e das escolas técnicas. O número de Centros Interescolares de Línguas de Brasília (CILs) já dobrou na atual gestão.

Segurança pública. Haverá propostas novas, sem deixar de lado as ações do Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida, que já demonstram bons resultados. 

“O governador foi muito criterioso, aquelas políticas que de fato importam e estão andando bem foram mantidas pois tem tudo para dar ainda mais certo no futuro próximo”, afirmou Thiago Andrade.

Reconhecendo que a atual gestão deixou a desejar na organização administrativa das Regiões Administrativas, o novo plano de governo propõe a criação de uma governança das cidades, coordenada pela Secretaria de Cidades, que responda mais rapidamente aos anseios da população e a dinâmica da própria RA.

De maneira transversal virá a Cultura como mecanismo de cidadania, diminuição da desigualdade e participação social. “Colocar a cultura como influenciadora de políticas é fundamental”, esclarece Thiago. O que já mudou foi a política territorial de cultura, com a regionalização do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e a descentralização de eventos para além do Plano Piloto.

Thiago Andrade considera que Rodrigo Rollemberg é um gestor aberto ao diálogo, sereno, que apresentará um plano de governo honesto e eficiente, compatível com o cenário político atual.


Assessoria de Imprensa
Rodrigo Rollemberg_
Pré-candidato a reeleição

Nenhum comentário:

Postar um comentário