test banner
test banner

1.600 ADVOGADOS APOIAM LANÇAMENTO DO MOVIMENTO ADVOCACIA MAIS FORTE, DE DÉLIO LINS e SILVA

Délio reúne 1.600 advogados no lançamento do MOVIMENTO ADVOCACIA MAIS FORTE

O lançamento do MOVIMENTO ADVOCACIA MAIS FORTE, do pré-candidato à presidência da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., reuniu cerca de 1.600 advogados na noite desta terça (04) no restaurante Mangai, do Setor de Clubes Sul. Profissionais de todas as Subsecções do DF, das mais diversas especialidades da advocacia, jovens e experientes, da área privada e da pública, dos movimentos de mulheres, negros, LGBT e portadores de deficiência na advocacia compareceram em peso ao coquetel de adesão para confirmar o seu apoio à pré-candidatura de Délio.

“Esta noite é o retrato fiel da palavra-chave do nosso grupo: pluralidade”, agradeceu Délio em seu discurso. “Trazer quase 1.500 advogados para o nosso Movimento indica que estamos no caminho certo ao lutar por uma OAB/DF mais forte e independente - e agora vamos mostrar também que ela será inclusiva e participativa. Hoje damos largada à construção das propostas do nosso grupo a partir do que ouvirmos de sugestões, projetos e necessidades de todos vocês”.

Os ex-presidentes da OAB/DF, Francisco Lacerda e Francisco Caputo, e a atual vice-presidente da Seccional, Daniela Teixeira, estavam entre os apoiadores que participaram do lançamento. Criminalistas, a especialidade de Délio, que em junho divulgaram um manifesto com 100 assinaturas referendando-o como o mais preparado para combater as violações constitucionais que a classe enfrenta em tempos de Lava Jato, também marcaram forte presença.
“Délio, com seu histórico de lutas pela nossa classe, é a liderança ideal neste momento para dar voz a uma Ordem que cumpra o seu papel constitucional de luta pelos direitos dos advogados, da advocacia e da democracia. Precisamos recuperar a nossa voz!”, enfatizou mais uma vez Francisco Caputo. “Apóio Délio pelo seu combate em preservar as garantias constitucionais e porque a OAB precisa ter voz de novo – foi o que perdemos de mais importante”, reiterou o criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. “O comprometimento com a causa feminina na advocacia e com uma OAB plural, independente e altiva é que me aproximou de Délio”, ressaltou Daniela Teixeira.
O pré-candidato aproveitou a presença dos cerca de 1.500 apoiadores para adiantar alguns temas que o MOVIMENTO ADVOCACIA MAIS FORTE vai colocar em discussão a partir de agora, entre elas o combate à corrupção, porém dentro das regras do devido processo legal; a defesa intransigente e profissional das prerrogativas constitucionais dos advogados; novas formas de apoio aos advogados iniciantes, jovens e também os que chegam ao mercado em idade mais avançada; fortalecimento do papel da mulher advogada na Ordem.

“Aqui corre sangue OAB e tenho certeza que juntos podemos ter novamente uma entidade representativa de fato. A OAB tem que representar a Advocacia, representar a todos nós, e é para isso que vamos trabalhar a pluralidade sempre”, defendeu Délio.

Para exemplificar, ele revelou decisão desta terça (04) do Conselho Federal da OAB que, ao analisar a participação feminina nas eleições da Ordem, determinou que será obrigatória apenas uma vaga para mulheres nas diretorias, e, ainda, só a partir da próxima eleição, em 2021. “Em pleno século 21 a gente é obrigado a presenciar uma decisão desse tipo do nosso Conselho. Mas nós, que já tivemos a maior participação feminina na história da OAB/DF na chapa da eleição passada, vamos dobrar essa meta, inclusive nas Subseções. E vamos dobrar também esses 15% aprovados no Conselho Federal: destinaremos 30% das vagas obrigatórias a mulheres, em todas as diretorias e já na eleição 2018”, adiantou Délio.

Evolução
Nas eleições da OAB, o movimento caracteriza a etapa anterior ao início das campanhas eleitorais, que só começam em outubro. Antes de chegar ao lançamento do MOVIMENTO ADVOCACIA MAIS FORTE, a pré-candidatura de Délio avançou bem:

* Em junho, recebeu o apoio de 100 criminalistas de Brasília e região, que divulgaram manifesto referendando Délio como o pré-candidato mais preparado para combater as violações constitucionais que a classe enfrenta em tempos de Lava Jato.

* Em julho, Délio protocolou dois requerimentos na OAB/DF, solicitando o afastamento do cargo do atual secretário-geral, Jacques Veloso, por ser o pré-candidato da situação, cobrando medidas para evitar o uso político da máquina institucional na campanha e regras claras de acompanhamento dos gastos no período eleitoral. Objetivo: garantir que os candidatos tenham condições iguais na disputa.

Em agosto (17), Délio recebeu o apoio de mais 250 advogados durante o lançamento do Ponto de Encontro do Movimento Inova Taguatinga (MIT). Coordenado por Paulo Józimo e Helena Moreira Alves, o MIT criou um espaço para que os advogados da região possam promover debates e projetos que melhorem a prestação de serviços da Ordem em Taguatinga. Além de servir de apoio aos que precisarem de estrutura de computadores, internet e telefones para elaborar petições e resolver outras demandas e urgências do dia a dia.

* No final do mês (28), mais 350 advogados de Brasília, Taguatinga, Sobradinho, Ceilândia, Planaltina e Águas Claras tornaram público, em evento no Lago Sul, o apoio à pré-candidatura de Délio. Entre eles a atual vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira, os ex-presidentes Francisco Lacerda Neto e Francisco Caputo, e representantes dos movimentos LGBT na advocacia, dos advogados negros e dos advogados portadores de deficiência.





Márcia Quadros

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem