test banner

Eleições - DF: Para ganhar, precisa chegar sem quebrar

Para ganhar, precisa chegar sem quebrar
Ainda faltam 13 dias para o segundo turno, mas a pesquisa do Instituto Opinião Política, que o Correio publica hoje, indica que apenas uma bomba, um grande acidente de percurso, pode tirar a vitória do candidato Ibaneis Rocha (MDB) na disputa ao Palácio do Buriti. Com 75,3% dos votos válidos, o emedebista lidera com folga. Mas ninguém ganha eleição de véspera e os aliados de Ibaneis fazem uma comparação com a Fórmula 1: é hora de terminar a última volta sem deixar o carrão quebrar em manobras arriscadas antes da bandeirada final.

Rollemberg curtiu Roger Waters
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) esteve no Mané Garrincha para assistir ao show do ex-Pink Floyd Roger Waters. Curtiu o som e o espetáculo de luzes e imagens e acompanhou as críticas do roqueiro ao poder, muitas vezes representado no telão pelo presidente americano Donald Trump. Neutro na disputa presidencial, Rollemberg também viu o duelo da plateia entre o “Ele não” e o “Ele sim”. O governador circulou discretamente entre as cadeiras intermediárias e um camarote.

Depois do show, o piscinão
No calor do fim de semana, o governador Rodrigo Rollemberg deu um mergulho no Lago Paranoá. Uma propaganda da democratização da orla, que faz parte de seu discurso de campanha. As fotos do banho no piscinão viralizaram nas redes sociais.

Apareceu, cresceu... E gostou da política
Quarto colocado nas eleições para o GDF, o General Paulo Chagas (PRP) teve um desempenho considerável. Ficou à frente de políticos como Eliana Pedrosa (Pros) e Alberto Fraga (DEM), que chegaram a ser cotados para o segundo turno. Também deixou para trás Júlio Miragaya (PT), que representou um eleitorado forte em outras eleições. Tudo isso sem tempo de televisão, sem participar de todos os debates e sem muitos recursos, num partido nanico. Ganhou impulso na onda Bolsonaro e parece ter gostado da política. Anda atuante nas redes sociais em defesa de seu candidato à Presidência e com discurso de neutralidade da disputa pelo Buriti, recheado de críticas. 

Canoa furada
Foi uma aposta frustrada a candidatura de Alberto Fraga (DEM/DF) ao Palácio do Buriti. Não dá para cravar que ele teria uma vitória certa ao Senado, mas a chance era grande. Ele já havia dito que não queria voltar à Câmara Federal, mas, se tivesse optado por esse caminho, poderia também ser um parlamentar influente num governo de Bolsonaro.

Mágoas 
A ex-deputada Eliana Pedrosa (Pros) saiu abatida das eleições. Aliados atribuem a mágoa ao jogo duro da campanha. Para quem esteve na disputa, a decepção foi grande. Eliana esteve bem à frente nas pesquisas. Liderou e muita gente fazia planos para um futuro governo. Mas foi atropelada pelo fenômeno Ibaneis Rocha.

Champagne para celebrar a derrota
Há um ano, dona Gladys Buarque comprou um champagne para abrir no dia das eleições. O objetivo não era celebrar a reeleição do marido, Cristovam, e sim uma despedida do mandato no Senado. A família do senador sofreu muito com tantos ataques nos últimos anos, desde o apoio ao impeachment de Dilma Rousseff, até o voto a favor de matérias controversas, como a Reforma Trabalhista. Dona Gladys foi à campanha com Cristovam e viu muitas manifestações de apoio e o carisma do político. Mas deve estar aliviada. 

A hora do debate
O desempenho no confronto de ideias pode ser o segredo do sucesso nas urnas. Os candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça do DF terão oportunidade hoje de se apresentar aos colegas que vão eleger uma lista tríplice para sucessão do atual chefe do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Leonardo Bessa. São 10 os candidatos: os promotores Cláudio Portella, Eduardo Gazzinelli, Elísio Teixeira Lima Neto, Fabiana Costa, Libânio Rodrigues, Maurício Miranda. Paulo Gomes e Rose Meire Cyrillo, e os procuradores Katiê de Sousa Lima Coelho e Gladaniel Palmeira de Carvalho. O debate será aberto, a partir de 17h30, na sala do Conselho Superior do Ministério Público.


Ana Maria Campos - Coluna "Eixo Capital" -  Fotos: Minervino Junior - Ed Alves - D.A.Press - Correio Braziliense





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem