test banner

UNB » Protesto contra vandalismo - (Manifestantes caminharam pelo ICC em ato em defesa da democracia)


UNB »Protesto contra vandalismo - Manifestantes caminharam pelo ICC em ato em defesa da democracia

Os recentes atos de vandalismo na Universidade de Brasília (UnB), como a destruição de livros sobre direitos humanos e a pichação em um banheiro de ameaça de ataque armado caso Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL, vença as eleições, fizeram com que estudantes, professores e funcionários organizassem uma manifestação ontem no câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Aproximadamente 350 pessoas caminharam pelo Instituto Central de Ciências (ICC) em defesa da democracia.

Participaram do ato integrantes do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação UnB (Sintfub), da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e dos centros acadêmicos. Presidente do Sintfub, Maurício Sabino repudiou a violência. “Demonstra uma onda de autoritarismo que é inaceitável nos dias de hoje. Estão atacando o que existe de mais importante dentro de uma universidade: a liberdade de expressão.”

Os participantes entoaram gritos contra Bolsonaro e a favor do seu adversário no segundo turno, Fernando Haddad (PT). “Esse tipo de movimento é importante para resgatarmos valores sociais e de respeito às diferenças. Temos de diminuir a onda de intolerância que cresce no Brasil. A universidade tem de ser um lugar de pluralidade de ideias e, acima de tudo, democrático. Não podemos conviver com tanto autoritarismo”, comentou o estudante de ciências sociais Dimitri Galvão, 22 anos.

A UnB tomou conhecimento da pichação com a frase “Se o Bolsonaro for eleito, é Columbine na UnB!” por meio de fotos postadas em mídias sociais e denunciou o caso à Polícia Federal. Por enquanto, a universidade não identificou autores, nem em qual banheiro a pichação foi feita. Em nota, a instituição informou que “repudia atos de vandalismo como esse, especialmente pelo seu conteúdo ameaçador à comunidade universitária”.


Por Augusto Fernandes – Foto: Ana rayssa/CB/D.A.Press – Correio Braziliense



1 Comentários

  1. Parabéns aos organizadores pela iniciativa. Só não entendi porque só havia manifestações pró Haddad. Não era pra ser democrático?

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem