test banner

Nossa praia é aqui! Ponto turístico tradicional, o Lago Paranoá atrai quem busca do sossego ao esporte

Nossa praia é aqui! - Ponto turístico tradicional, o Lago Paranoá atrai quem busca do sossego ao esporte e é destino ideal para as férias no verão

*Por Mariana Machado - Renata Nagashima

Clarice Lucena veio para Brasília com o caçula Thalison, visitar o filho mais velho, Emerson, e aproveitou para pedalar às margens do espelho d'água
Ana Alves tirou a tarde livre para levar os filhos, Ana Beatriz e Otávio Henrique, e a prima dos meninos, Maria Clara, a um piquenique

Mesmo longe do mar, o brasiliense não precisa pagar por clubes ou ter piscina em casa para se refrescar no calor. O Lago Paranoá se tornou a praia de quem vive no Distrito Federal. Palco de atividades culturais, lazer, esporte, entretenimento e diversão, esse é um dos principais pontos de encontro ao ar livre tanto dos moradores, quanto dos turistas, e oferece um leque de opções para quem quer fugir da rotina.

No verão, é um dos destinos preferidos de quem busca entretenimento ou descanso, como a família Lucena, natural do município de Conceição do Araguaia (PA). A mãe, Clarice Lucena, 43, e o filho caçula, Thalison, 15, de férias do colégio, vieram visitar o mais velho, Emerson, 23, que mora em Brasília há quase um ano.

Essa é a terceira vez que ela vem à capital, e realizou o sonho de pedalar na Orla do Lago. “Lá no Pará, a gente anda muito de bicicleta, mas aqui eu não vejo muito. Então, quis conhecer o Deck Sul e gostei muito”, elogiou a dona de casa. Emerson é gerente de uma sorveteria e se mudou para Brasília após ser transferido em abril. No dia de folga, levou a família para conhecer o lago. “Aqui, eu gosto muito das áreas livres. A gente descansa e tira um tempo para ver a criação de Deus”, disse o jovem.

Para as crianças e os adolescentes, que em janeiro estão em período de férias escolares, o lago se torna uma opção para não passar o dia em casa. Foi pensando nisso que a taxista Ana Alves, 42, tirou a tarde livre para levar os filhos, Ana Beatriz, 13, e Otávio Henrique, 9, a um piquenique. A prima dos meninos, Maria Clara Gonçalves, 12, também se juntou à turma. “Nós íamos ao parque da Água Mineral, mas chegamos lá e estava lotado”, lamentou Maria Clara. “Então, resolvemos vir ao lago”, concluiu.
Com a bolsa carregada de sanduíches naturais e sucos gelados, o grupo curtiu com tranquilidade a tarde de ontem. “A gente acaba aproveitando muito pouco o lago, mas aqui é tão bom. Os clubes são só para sócios e, na Água Mineral, tem que madrugar para entrar. Por isso, essa é uma boa opção”, ponderou Ana. As crianças lamentaram apenas não conseguir entrar na água. “Tem muitos troncos e do deck a gente não consegue descer”, explicou Ana Beatriz. Como moram na Vila Planalto, no entanto, isso não é um problema. “Ali na Concha Acústica também é ótimo para banho. Muita gente vai para lá no fim do dia”, conta a menina.
Movimentação
Outro ponto que atrai turistas e moradores é a Ponte JK. Além de restaurantes nas proximidades, sempre é possível encontrar quem disponibilize caiaques, pedalinhos e pranchas de Stand Up Paddle para alugar. Um deles é Jackson Souza, 42, que comemora a movimentação do negócio. “O pessoal procura muito nessa época de férias, principalmente quando faz muito sol. Estou trabalhando todo dia, porque sempre tem cliente, principalmente no fim de semana.”

Caminhada pela Orla
A população amante da Orla do Lago se reunirá, no próximo domingo, para uma caminhada em favor da liberação da Orla. Saco para recolher o lixo é bem-vindo, além de canga, protetor solar, água e alimentação, com o objetivo de garantir um dia de lazer com qualidade. O percurso começa na Península dos Ministros, às 17h, passando pelo Parque da Asa Delta até chegar ao Morrote do Lago Sul. O intuito do movimento, organizado pelo movimento Ocupe o Lago, é mostrar a todos que, com consciência ecológica e boas práticas, é possível aproveitar o que Brasília tem de melhor.
VisiteO Correio separou os principais pontos onde você pode aproveitar o Lago Paranoá. Confira!
Pontão do Lago Sul
Com um cenário digno de cartão-postal, conta com decks, bancos, parquinho e área com grama, além de bares e restaurantes. O parque funciona todos os dias e os horários variam entre as 7h e as 2h. Informações: 3364-0580.

Ermida Dom Bosco
Considerado um dos patrimônios históricos da cidade, a Ermida Dom Bosco, inaugurada em 1957, é um ótimo lugar para praticar esportes, fazer caminhada ou passear com cachorros. Aberto diariamente, das 7h às 19h, fica na Estrada Parque Dom Bosco, QI 29, Lago Sul. Telefone: 3367-2000.

Deck da Asa Norte
O Calçadão da Asa Norte fica no fim da L4 Norte, próximo à entrada do Lago Norte. O deck de madeira foi inaugurado em 2011 e é usado para caminhadas, pescarias e piqueniques.

Deck Sul
O Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna, conhecido como Deck Sul, fica às margens do Lago Paranoá, na L4 Sul, próximo à Ponte das Garças. Conta com ciclovia, pista para caminhada, quatro quadras de esportes, três parques infantis e uma pista de skate, além de mesas de xadrez e de tênis, um Ponto de Encontro Comunitário (PEC) e um circuito para malhação.

Parque Asa Delta
O Parque do Anfiteatro Natural do Lago Sul, também conhecido como Parque Asa Delta, com um morro artificial de 17m de onde os praticantes do esporte saltam, conta com um píer e uma ciclovia. Fica no Lago Sul, entre as QI 12 e QI 14.

Orla e Ponte JK
A Ponte Juscelino Kubitschek liga Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central de Brasília. No começo da ponte, no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, fica a Orla da Ponte JK, um point para esportes náuticos. O local tem espaço verde, parquinho de areia para crianças, restaurantes, bancos de concreto e uma fonte, que atualmente está inativa. A Orla é um dos lugares ideais para aproveitar o fim da tarde e, ainda, curtir o pôr do sol.

(*) Mariana Machado - Renata Nagashima - Fotos: Minervino Junior/CB/D.A.Press - Carlos Vieira/CB/D.A.Press - Correio Braziliense

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem