MOBILIDADE » DF terá vagas rotativas! Com a publicação de edital para a
escolha de empresa que fará estudo, serviço de estacionamento pago deve
funcionar no segundo semestre, por meio de PPP
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai publicar, na próxima semana, o edital para chamamento de empresas interessadas em fazer estudos para a implantação do estacionamento rotativo na capital. A ideia é estimular o uso do transporte público e disciplinar motoristas para uso e ocupação do espaço público, de acordo com o Executivo, que não tem previsão de valores.
“A proposta é acabar com estacionamento em locais irregulares e
desafogar o trânsito nas regiões de grande fluxo de veículos”, explica o
secretário da Área de Parceria Público-Privada, Everardo Gueiros. Há 40 mil vagas
para estacionamento na Área Central de Brasília. A quantidade é insuficiente
para atender a demanda, segundo o Departamento de Trânsito (Detran-DF). O DF
tem pouco mais de 1,7 milhão de veículos.
Segundo o GDF, a partir do edital, as empresas terão 90 dias para
elaborar e apresentar os estudos. “Após essa apresentação, será elaborado um
modelo para a parceria e, depois da aprovação deste, iniciados os procedimentos
para formalização da PPP (Parceria Público-Privada)”, explica Everardo. A
expectativa é a de que o estacionamento rotativo entre em funcionamento no
segundo semestre.
Os locais prioritários para a criação dos bolsões de estacionamento
rotativo são as regiões em que há acesso facilitado ao transporte público.
“Queremos estimular que as pessoas priorizem o transporte público ou
alternativo, como uso de bicicletas e patinetes”, ressalta o secretário da Área
de Parceria Público-Privada. A empresa que vencer a licitação terá que
identificar quais são os locais de grande fluxo de veículos e auxiliar a
implementação do estacionamento rotativo.
Fiscalização
Para a fiscalização, a proposta é a de que além dos agentes de trânsito,
câmeras de monitoramento auxiliem no controle do tempo de permanência dos
motoristas. “Isso tudo vai depender do que o estudo elaborado pelas empresas
vão apontar para a melhor maneira de controlar o uso do estacionamento. Além
disso, vamos aumentar a fiscalização do Detran-DF”, completa Everardo. O órgão
também espera a implementação do estacionamento rotativo para definir
estratégias de fiscalização e abordagem.
Para Davi Duarte, especialista em engenharia de trânsito e transporte da
Universidade de Brasília (UnB), a capital segue a tendências de muitas cidades
do país. “É necessário que se tenha um controle a respeito da ocupação do
espaço público para a melhora da mobilidade em grandes cidades e Brasília não é
diferente.” Porém, ele também diz ser preciso aliar a criação do estacionamento
rotativo à melhoria do transporte público.
Pesquisador do programa de pós-graduação em Transporte da UnB, Adriano
Bortoli reforça que o governo deve destacar principalmente as lacunas do
transporte público, para que as ações implementadas deem resultados. “É preciso
que sejam identificados os problemas de cada região e que o estacionamento
rotativo atenda essas necessidades, por exemplo, a melhoria no transporte público
nessas regiões.”
Por Gabriela Sales *Renata Nagashima, * Estagiária sob
supervisão de Renato Alves – Especial para o Correio
Braziliense - Foto/Ilustração: Blog - Google
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