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Na Hora lança ferramenta para agendamento eletrônico do cidadão

Na Hora lança ferramenta para agendamento eletrônico do cidadão
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai ampliar o uso de novas tecnologias para simplificar o acesso das pessoas aos serviços públicos. Nesta quinta-feira (26/4) a novidade chega à unidade do Na Hora de Brazlândia. Lá terá início o agendamento eletrônico dos serviços prestados no Na Hora. A iniciativa, sem custo, dá-se a partir de uma parceria entre a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), à qual o Na Hora está subordinado e a Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (Sefaz-DF). O serviço de agendamento automatizado vai permitir ao cidadão ser atendido com dia e hora marcados, eliminando as filas nas portas dos postos do Na Hora.
O secretário da Sejus, Gustavo Rocha, destaca a importância da iniciativa e da parceria para a automação dos serviços em benefício da melhoria à população. “Além de reduzir o desconforto dos cidadãos, o agendamento eletrônico elimina picos de procura, equilibrando a demanda e a oferta de serviços disponíveis”, disse. Para ele, “com o agendamento eletrônico, o cidadão vai ganhar comodidade de agendar sua ida ao Na Hora sem sair de casa e ter a certeza de que será atendido”.
Brazlândia - A primeira unidade a receber o agendamento prévio do Na Hora será o posto de Brazlândia que irá, inicialmente, oferecer os serviços da Secretaria de Fazenda. São eles: emissão de 2ª via de IPVA, inscrito ou não na dívida ativa; emissão de 2ª via de parcelamento / REFAZ; emissão de 2ª via do IPTU/TLP, inscrito ou não na dívida ativa. E, ainda, emissão de 2ª via do ISS-autônomo, inscrito ou não na dívida ativa; emitir de 2ª via do SIMPLES CANDANGO, inscrito ou não na dívida ativa; emissão de certidões; recebimento de Procuração Eletrônica; Verificação e emissão de débitos inscritos ou não em dívida ativa; parcelamento automático de débitos; recebimento de denúncias, distribuição de formulários utilizados pela SEF e de material informativo e educativo; abertura de processo eletrônico; declaração de propriedade e posse de imóvel.
Como agendar - Para efetuar o agendamento on-line, o cidadão deve acessar o site do Na Hora - DF – www.nahora.df.gov.br – e, na página inicial, clicar em Agendamento On-line. Em seguida, é necessário realizar o cadastro. Se a pessoa já estiver cadastrada, basta entrar com login e senha.
A etapa seguinte é a escolha do órgão, posto de atendimento e do serviço desejado (inicialmente serão oferecidos apenas os serviços da Sefaz). Em seguida, escolher data e horário e clicar em agendar.  Todos os dados do serviço solicitado (dia, horário, documentos obrigatórios, informações sobre os serviços requisitados e valores das taxas) serão exibidos. Depois, é só anotar as informações do agendamento e comparecer ao posto de atendimento no dia e horário determinados. Ao chegar na Unidade do Na Hora, o cidadão deverá validar a senha no pré-atendimento.
Na avaliação do subsecretário do Na Hora, Tiago Santana, “o usuário também será beneficiado com a redução do tempo de permanência nas unidades, uma vez que o agendamento eletrônico permitirá à Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão avaliar a demanda nas unidades com antecedência e, a partir dela, planejar e agilizar o atendimento”.  O atendimento presencial não agendado continuará por enquanto, informou. 
Ainda, de acordo com o subsecretário, a ideia é de que todas as unidades do Na Hora do Distrito Federal estejam com o serviço de atendimento eletrônico totalmente implantado neste ano. Este tipo de ação já existe em grandes cidades do país como São Paulo e Belo Horizonte.



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