Vendas de artesãos brasilienses
tiveram incremento de 300% no Salão do Artesanato - Os 13 artistas
selecionados pela Secretaria de Turismo comercializaram mais de mil produtos
que renderam cerca de R$ 50 mil
Os
13 artesãos selecionados pela Secretaria de Turismo para participar do 12º
Salão do Artesanato venderam R$ 48,6 mil com a comercialização de 1,2 mil
produtos durante os cinco dias do evento. O valor engloba as vendas feitas no
local, que totalizaram R$ 34,5 mil, e as encomendas feitas pelos consumidores,
R$ 14,1 mil. Se comparado com o mesmo evento de 2018, houve um incremento de
300% em relação ao valor das vendas. No ano passado, os expositores venderam R$
15,9 mil em produtos.
Foram
comercializados objetos de decoração, roupas e acessórios. A participação dos
artesãos foi custeada pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e os
artistas arcaram apenas com custos pessoais. “Turismo e Artesanato são áreas
que caminham juntas. Temos em Brasília cerca de 10 mil artesãos. A seleção
desses profissionais que participaram dessa feira é umas das várias iniciativas
que estamos realizando para impulsionar esse segmento da economia criativa que
gera renda e que é muito procurado por turistas”, afirmou a secretária de
Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça.
“O
Salão é uma oportunidade que temos de vender as nossas peças para turistas e
empresários de outros estados. Tem muitas pessoas de fora que se interessam
mais por nossos produtos do que os brasilienses”, comentou a artesã Marli da
Cunha e Castro, que faz peças como vasos, fruteiras e sousplast com o talo do
capim colonião, planta típica do Cerrado. Marli vendeu todas as peças que havia
levado para a Feira e ainda recebeu encomendas. “As vendas me surpreenderam.
Essa é uma grande oportunidade para nós artesãos”, comemorou a artista.
A
diretora-executiva da Rome Eventos, Leda Alves, destacou que as vendas dessa
edição do Salão do Artesanato quase dobraram em relação às do ano passado. “A
mudança para um local central com mais movimento como um shopping e a
proximidade com o Dia das Mães foram fatores preponderantes para esse ótimo
desempenho”, informou a empresária.
Rota
do Artesanato – Como forma de movimentar esse mercado que movimenta R$ 50 milhões
por ano no Brasil, a Secretaria de Turismo está finalizando a elaboração da
Rota do Artesanato, que terá o objetivo de atrair turistas para conhecerem mais
de perto a produção artesanal da capital federal.
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Turismo do Distrito Federal
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