test banner

Artesãos recebem carteiras profissionais


Artesãos recebem carteiras profissionais

Documento permite que artistas participem de eventos do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e da Secretaria de Turismo

O trabalho de 70 artesãos que trabalham nas regiões administrativas de Brasília, do Guará, do Riacho Fundo II e de Santa Maria foi reconhecido em uma cerimônia realizada pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), na terça-feira (15), na sede do órgão. A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, entregou para esses artistas as carteiras dos artesãos que participaram de um mutirão de cadastramento.

Os artesãos interessados em participar de eventos promovidos pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal e pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) devem possuir o documento para pleitear um espaço para expor os seus produtos. Desde o início do ano, a Setur-DF tem exigido dos organizadores de eventos que apóia um espaço para que esses profissionais possam expor e comercializar seus produtos de forma gratuita.

Essa exigência já apresenta resultados. Em 29 eventos locais e nacionais, 402 artesãos comercializaram quase meio milhão de reais. “Nós desejamos que todos exponham e comercializem seus trabalho para brasilienses e turistas do Brasil e do mundo. Nós queremos e, devemos, gerar empregos para cada um dos artesãos. Todos têm talento, mas precisam de oportunidade e pontos de venda”, afirmou Vanessa Mendonça.

Além da secretária de Turismo, participaram da solenidade de entrega o secretário-executivo da Secretaria de Turismo do DF, Estêvão Reis, e o presidente da Federação das Associações de Artesanato do DF, Hebert Amorim. “Sabemos da importância dos artesãos como artistas e como agentes de desenvolvimento econômico do DF. Por isso, a Secretaria de Turismo tem canalizado esforços para esses profissionais”, disse Estêvão Reis.

Atualmente, o Distrito Federal conta com aproximadamente 11 mil artesãos. Sendo que Brasília, Guará, Riacho Fundo II e Santa Maria, juntos, passaram a ter com as novas carteiras 1.366 artesãos cadastrados. De acordo com o IBGE, o Artesanato movimenta no Brasil R$ 50 bilhões por ano e sustenta 10 milhões de pessoas.  

“Um artesão não é apenas uma pessoa que gera emprego e renda para ele mesmo, mas que gera renda para toda a sua família e sua vizinhança. A Secretaria de Turismo tem sido uma grande aliada na busca de espaços”, enfatizou Herbert Amorim.



Brasília 15.10.2019 - Solenidade de entrega de carteiras de artesãos na Secretaria de estado de Turismo do DF.Foto Luís Tajes/Setur-DF




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem