Brasília
aos olhos do mundo. Em Londres, Setur divide um estande com o Consórcio Brasil
Central num dos maiores eventos turísticos do mundo
O
potencial turístico de Brasília é um dos destaques a serem apresentados em
Londres durante o World Travel Market, uma das maiores feiras desse segmento no
mundo
Em um
estande no concorrido centro de convenções Excel London, em Londres
(Inglaterra), representantes da Secretaria de Turismo (Setur) do DF e do
Consórcio Brasil Central marcam presença entre as participações brasileiras do
World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras de turismo do mundo, que
começou no dia 4 (segunda-feira) e vai até dia 6 (quarta).
É nesse
espaço que Brasília está sendo mostrada em todo seu potencial turístico para um
público composto por empresários do setor de todo o planeta, num evento que, só
no ano passado, registrou 51 mil participantes e cinco mil exibidores de 182
países diferentes, movimentando cerca de R$ 15,5 bilhões.
“Vamos
apresentar a Brasília que temos sob o olhar do ecoturismo, da cultura e da
nossa arquitetura, que são segmentos muito procurados”, ressaltou a secretária
de Turismo, Vanessa Mendonça. Ela cita, entre os destaques que compõem a pauta
de Brasília, o ecoturismo e as modalidades de turismo cívico, rural, náutico,
gastronômico e arquitetônico como elementos a caracterizar uma cidade pronta
para receber turistas de todo o mundo.
Conectividade:
Uma das prioridades da Setur tem sido a ampliação do número de voos
internacionais diretos. Em abril, foi assinado com a empresa aérea portuguesa
TAP um acordo de stopover (possibilidade de, na mesma viagem, ter dois destinos
pelo preço de um, usufruindo de alguns dias na cidade de conexão do destino
final). A expectativa é de um aumento médio de 20 mil turistas no primeiro ano
após o início dessa operação.
Outro
salto importante no turismo local foi, em junho, a criação de quatro novos voos
diretos de e para Brasília: Cancún (México), Santiago (Chile), Lima (Peru) e
Assunção (Paraguai) – esses dois últimos entrarão em operação, respectivamente,
no dia 15 (sexta-feira) e em 15 de dezembro. A inovação foi possível
após Governo do Distrito Federal reduzir a alíquota do imposto sobre o
querosene da aviação. Atualmente, essa taxa varia de 7% a 12%, sendo uma das
mais baixas praticadas no Brasil.
Com essas
iniciativas, o número de passageiros internacionais em Brasília cresceu 41%
entre janeiro e agosto deste ano, conforme números da Agência Nacional de
Aviação Civil (Anac). Apenas nos oito primeiros meses de 2019, 217,9 mil
passageiros provenientes de voos internacionais utilizaram o Aeroporto
Juscelino Kubitschek, contra os 154,2 mil registrados no mesmo período de
2018.
O dado
posicionou a capital federal no segundo lugar do ranking de terminais com os
melhores desempenhos quanto a chegadas do exterior. Para receber esses
passageiros, foram reabertas cinco unidades do Centro de Atendimento ao Turista
(CAT). Alguns estavam fechados há mais de três anos. No início de 2019, apenas
um funcionava precariamente.
World
Travel Market: Com 40 anos de tradição, a feira mundial WTC tem como um dos
objetivos ser um HUB (espaço que, além dos investidores, reúne empresas
nascentes de base tecnológica com alto potencial de crescimento – as startups –
e as médias e grandes empresas) de ideias turísticas. Durante sua realização,
criam-se diversas oportunidades de negócios.
Por meio
de empreendedores e lideranças de diversas áreas do turismo, a feira
possibilita a conexão de ideias com oportunidades, como aventura, esportes,
música e tecnologia. Há ainda um sistema que possibilita agendar reuniões,
voltadas aos mercados prioritários e tipos de empresas/órgãos de
interesse, conforme indicações dos participantes.
Agência
Brasília - Com informações da Setur
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BRASÍLIA - DF