GDF deve retomar
obras em 2020
As obras
do túnel que ligará a Avenida Elmo Serejo à Estrada Parque Taguatinga (EPTG)
estão previstas para serem retomadas no primeiro semestre de 2020, segundo o Governo
do Distrito Federal. A construção está paralisada desde 2016, devido a
problemas contratuais com as construtoras vencedoras na licitação pública.
Ontem, em decisão unânime, o Tribunal de Contas do Distrito FederaL (TCDF)
autorizou o prosseguimento do contrato.
O processo
contra o consórcio composto pela empresa WVG Construções e Infraestrutura Ltda.
e por outras quatro companhias começou ainda em 2016, quando o grupo que
alcançou o terceiro lugar entre os participantes da licitação questionou na Justiça
a habilitação dos escolhidos.
De acordo com
o Consórcio Taguatinga, formado por Odebrecht e Serveng-Civilsan, a WVG seria
subsidiária integral da Construtora Beter S/A, declarada inapta para fechar
contratos com a administração pública. Ao TCDF, coube a responsabilidade de
decidir se a penalidade imposta à Beter deveria se estender à primeira.
No entanto,
recentemente, a Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF e o Novo Túnel —
consórcio vencedor — informaram que a WVG deixou de fazer parte do grupo que
cuidará da construção. A mudança teve manifestação favorável por parte da
Procuradoria-Geral do Distrito Federal, e o TCDF decidiu pela continuidade da
execução do contrato.
Com o aval
positivo, a pasta de Obras informou, por meio de nota, que deve retomar os
trabalhos no próximo semestre e que a estimativa para entrega do túnel será de
24 meses após o início das obras.
Orçamento: O contrato foi firmado em 2013, após abertura de licitação pela
Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). A previsão inicial
era de que a construção custasse R$ 266 milhões, mas o consórcio vencedor
apresentou contrato no valor de R$ 199 milhões. A intervenção, que faz parte do
Corredor Eixo-Oeste, teria financiamento da União se tivesse sido retomada até
dezembro de 2016.
A Secretaria de
Obras confirmou o orçamento e informou que o túnel de 830 metros de extensão
deverá atender a um fluxo de 135 mil carros que passam diariamente pelo
trajeto.
Agatha Gonzaga
- Jéssica Eufrásio - Foto: Minervino Junior/CB/D.A.Press - Correio Braziliense.
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BRASÍLIA - DF
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