test banner

Sejus convida população a ajudar os idosos em suas atividades diárias


Sejus convida população a ajudar os idosos em suas atividades diárias

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) disponibiliza a partir desta segunda-feira (13/4), no Portal do Voluntariado, o programa “Adote um Idoso”, para mobilizar jovens e adultos a contribuírem com a proteção desta população contra o coronavírus (COVID-19). A iniciativa visa estimular as pessoas a exercerem atividades do dia a dia para os idosos, como ir ao mercado e à farmácia.

Os interessados em participar do projeto deverão se cadastrar como voluntários no portal ( https://bit.ly/3cdxq7O ), que integra o programa da SEJUS e já tem 26 mil voluntários registrados. Esta ação colaborativa não implica em nenhum custo para a pessoa idosa. De acordo com a secretária da Sejus, Marcela Passamani,  “o objetivo da iniciativa é garantir o isolamento social dessa população, considerada pela área da saúde como uma das mais vulneráveis nesta pandemia do COVID-19”.
A secretária informou que além da pessoa se inscrever no Portal do Voluntariado, será feita uma ação junto aos moradores dos prédios e condomínios pra aderirem ao projeto. “Ajude seu vizinho idoso, vá ao mercado, à farmácia, vamos ser solidários e participar desta corrente do bem”, disse. A expectativa é atender mais de 100 mil idosos que moram sozinhos ou apenas com crianças.
O programa Adote um Idoso foi idealizado pela secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, e enfatiza que cada pessoa que conheça um idoso que more sozinho, ou tenha dificuldades de locomoção se disponibilize e o ajude em suas rotinas externas ou emergenciais.

De acordo com pesquisa da Codeplan, o Distrito Federal tem 303 mil idosos (acima de 60 anos). Desses, 96.519 vivem sozinhos, 206.581 moram acompanhados, e 14.495 vivem em habitação inadequada.

Como participar - Voluntários, com mais de 18 anos, acessar: ( https://bit.ly/3cjAejZ ), clicar em “adote um idoso, clicar em participar ou entrar em contato no telefone 61 99173-6071. 

Apenas poderão acessar a plataforma digital de trabalho voluntário maiores de 18 anos, organizações formalmente constituídas, órgãos da administração pública direta e indireta, através de representantes maiores de 18 anos, de Brasília, sendo de responsabilidade dos mesmos quaisquer infrações realizadas. Nenhum ônus proveniente da relação voluntários – organização da sociedade civil poderá ser compartilhado com o Governo do Distrito Federal.

Pessoas idosas - Basta acessar este link e se informar com os moderadores: https://bit.ly/2XCnQHx ) 

Hotelaria: A Sejus também está à frente do programa "Sua vida vale muito - Hotelaria Solidária", que visa acolher pessoas acima de 60 anos que não possuem limitações ou impedimentos para se hospedarem em hotel, sem a necessidade de acompanhante.








Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem