test banner

Governador Ibaneis: Cautela - (liberação do comércio)


Cautela: O governador Ibaneis está confiante de que, depois da visita de uma comissão à sala de acompanhamento da covid-19 hoje, a decisão da Justiça sobre a liberação do comércio pode ser favorável ao GDF. Na visão do governador, o texto da juíza, que suspendeu, por ora, a liberação de novas atividades, reconheceu ações do GDF na pandemia. No entanto, não está descartado que a data de reabertura possa ser adiada mais uma vez, por uma semana, e a volta das atividades não ocorra, de fato, no dia 11. Pesa para isso a impressão de parte da equipe do governo de que o comércio não está preparado para a volta. A decisão oficial a respeito deve ser tomada também a partir da avaliação de estudos da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), que serão consolidados nos próximos dias.

Diálogo aberto com a oposição: Ibaneis Rocha recebeu ontem, no Palácio do Buriti, os distritais de oposição Arlete Sampaio (PT) e Fábio Felix (PSol). Eles tiveram acesso a alguns dados sobre o achatamento da curva. Até então, contrários à flexibilização do distanciamento social, os deputados pediram ao governador que qualquer medida de afrouxamento fosse balizada por critérios técnicos. Ibaneis garantiu a ampliação do número de leitos e afirmou que o hospital de campanha no Mané Garrincha deve estar pronto na semana que vem. Os parlamentares não saíram completamente convencidos, mas a visita abriu uma linha de diálogo e agora há disposição dos oposicionistas para analisar os dados do governo antes de uma nova posição mais firme sobre o tema. 
Desgaste: Ao assumir a secretaria nacional de Cultura, a atriz Regina Duarte aceitou correr risco de manchar a biografia conquistada na carreira artística. A empreitada não vem dando certo. Em meio ao impacto cruel da pandemia nas atividades culturais, a classe não se sente acolhida e considera insuficientes as ações tomadas pela dirigente. Nos últimos dias, a falta de manifestação pública de luto pelas mortes de nomes como Aldir Blanc e Moraes Moreira também foram motivo de críticas. Para piorar, o clima no governo se complicou. Caso não dê uma forte guinada, a atriz sairá do cargo muito menor do que entrou.
Decisão de prefeitos e governadores: Durante a longa sessão da Câmara dos Deputados na terça-feira para debater o projeto de apoio aos municípios durante a pandemia, a deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) posicionou-se de maneira enfática contra o item que prevê congelamento dos salários e apresentou emendas contra a medida, que acabou sendo mantida, embora suavizada, pelos parlamentares.“Esta decisão deve ser passada aos governadores e prefeitos que sabem a realidade de cada local, quando e como podem dar reajustes”, defendeu. O texto agora retorna ao Senado Federal. 

Alexandre de Paula – Coluna “Eixo Capital” – Fotos: Ed Alves/CB/D.A.Press - Ana Rayssa/CB/D.A.Press – Correio Braziliense




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem