test banner

Ibaneis: "Leilão da CEB", trabalhadores da empresa contra

Leilão da CEB vai melhorar iluminação pública do DF, diz Ibaneis. Valor inicial de venda deve ser de R$ 1,4 bilhão. Porém, GDF prevê que o valor deve ser maior

A um dia do leilão da Companhia Energética de Brasília (CEB), o governador Ibaneis Rocha (MDB) disse esperar que o processo “transcorra da melhor forma possível e a gente alcance o melhor preço na Bolsa de Valores”. Na avaliação do emedebista, a privatização vai melhorar a iluminação pública do Distrito Federal. O valor inicial de venda deve ser de R$ 1,4 bilhão. Porém, o governo do Distrito Federal prevê que o valor seja maior.


“Já tem três empresas que se habilitaram. Nós contamos que, com isso, a gente ultrapasse essa fase, tire da CEB desse risco constante que ela tem de perda da concessão e a gente consiga avançar na melhoria da iluminação pública no DF”, afirmou em entrevista no Palácio do Buriti, após sancionar lei que regulariza cinco mil lotes rurais.


A privatização da CEB tem provocado reações entre políticos e trabalhadores da companhia. Nessa quarta-feira (2/12), nove parlamentares, entre senadores e deputados distritais, pediram recurso da decisão da 7ª Vara da Fazenda Pública que negou uma liminar para suspender a venda da companhia.


O documento foi assinado pelos deputados federais Erika Kokay (PT), Professor Israel Batista (PV), Paula Belmonte (Cidadania); os senadores Izalci Lucas (PSDB), Leila Barros (PSB), Reguffe (Podemos); e os deputados distritais Fábio Felix (PSol), Arlete Sampaio (PT) e Chico Vigilante (PT).


Para os autores do recurso, a efetivação do leilão da CEB deve ser precedida de autorização legislativa.


Trabalhadores da empresa também se manifestaram contra a venda. Na semana passada, eles promoveram um ato em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e convocaram greve. Segundo o Sindicato dos Urbanitários do DF, a venda da CEB "causará efeito devastador no sistema elétrico da capital federal e aumento abusivos na conta de energia dos brasilienses. A exemplo do Amapá, que, há mais de 20 dias, sofre com o apagão que atingiu 90% da população, outros estados também arcam com as consequências da precariedade no fornecimento de energia elétrica devido à privatização".


Washington Luiz – Fotos: Blog-Google – Ed Alves/CB/D.A.Press – Correio Braziliense

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem