test banner

DF instala conselho para debater política de igualdade racial

DF instala conselho para debater política de igualdade racial. A lei que institui o Conselho Distrital de Promoção da Igualdade Racial (Codipir) foi sancionada pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, nesta sexta-feira (15). 

Coordenado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), o novo colegiado tem a finalidade de deliberar sobre as políticas públicas de combate à discriminação étnico-racial e redução das desigualdades sociais, econômicas, políticas e culturais. O Codipir substituirá o Conselho de Defesa dos Direitos dos Negros (CDDN-DF).


“Com a mudança, o DF terá um conselho mais amplo que, além da questão da população negra, contemplará outras comunidades como ciganos e indígenas, concentrando em um único colegiado diversas pautas”, justificou a secretária da Sejus, Marcela Passamani. “O novo conselho também vai alinhar a política do GDF com a nacional, criada em 2010 pelo Estatuto da Igualdade Racial ”, completou Passamani.

O Codipir será composto por 22 membros, entre representantes do poder público e da sociedade civil. No mínimo 50% do colegiado será formado por mulheres. Os integrantes governamentais serão indicados pelas pastas de: igualdade racial, criança e adolescente, cultura, esporte, juventude, educação, direitos humanos, saúde, habitação, mulheres e segurança pública.

A representação da sociedade civil será definida por meio de processo seletivo. Poderão participar as entidades, instituições, organizações não governamentais, associações e outras que tenham comprovação de no mínimo 3 anos de existência e atuação em promoção da igualdade racial.  A composição dos representantes da sociedade civil deve priorizar as comunidades negras, indígenas, de matriz africana, cristãs e os povos ciganos.


      Blog - Assessoria de Comunicação - Secretaria de Justiça e Cidadania do DF.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem