Com 45 anos de
existência, a ponte Costa e Silva, uma das quatro que cortam o
Lago Paranoá, vai passar por sua primeira reforma de grande porte na história.
A estrutura será recuperada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital
(Novacap), com investimento de R$ 13.594.231,88. A previsão é de que a obra
dure 18 meses.
Neste valor de R$ 13,5
milhões estão incluídos a elaboração do projeto executivo, o reforço estrutural
das vigas da ponte, manutenção das juntas de dilatação e das
sinalizações náuticas e viárias, recapeamento funcional das três
faixas de asfalto, instalação de um novo guarda-corpo e melhoria no
escoamento de águas pluviais, pintura, entre outros serviços. Tudo para que ela
aumente a vida útil em pelo menos 15 a 20 anos e ofereça mais
qualidade e segurança para a população.
“Essa será a primeira grande reforma depois da
inauguração dela. Ela foi reformada quando passou de duas para três faixas, mas
depois disso não teve mais. Essa é a primeira reforma que vai abranger a
manutenção da estrutura” (Carlos Feijão,
coordenador na Novacap)
“Essa será realmente a
primeira grande reforma depois da inauguração dela. Ela foi reformada quando
passou de duas para três faixas, mas depois disso não teve mais. Essa é a
primeira reforma que vai abranger a manutenção da estrutura”, explica Carlos
Feijão, coordenador da unidade de gerenciamento de obras de arte especiais da
Novacap.
Os trabalhos estão a
cargo da Concrepoxi Engenharia Ltda e a obra deve gerar 300 empregos,
entre diretos e indiretos. Durante todo o serviço não está programada
a interdição completa da ponte – apenas interrupções parciais, quando ocorrerem
reparos relacionados ao asfalto.
A estrutura foi projetada pelo arquiteto Oscar
Niemeyer e possui 452 metros de comprimento por 13 metros de largura, com três
vãos que permitem a passagem de embarcações náuticas que navegam pelo Lago
Paranoá.
A
Ponte Costa e Silva liga os trechos 1 e 2 do
Setor de Clubes Sul à QI 10 do Lago Sul e foi inaugurada em 1976. A
estrutura foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e possui 452
metros de comprimento por 13 metros de largura, com três vãos que permitem a
passagem de embarcações náuticas que navegam pelo Lago Paranoá.
A estrutura vai ganhar
uma pintura em poliuretano, o que aumenta a durabilidade para até 25 anos. Com
o reforço estrutural e o aumento na capacidade para 45 anos, os
riscos de caminhões pesados trafegarem por ela praticamente são eliminados. Os
guarda-corpos também serão adequados às novas normas da Associação Brasileira
de Normas Técnicas (ABNT). A ponte Costa e Silva também vai
ganhar uma rampa de acesso para pedestres no trecho em que liga à orla no
trecho 1 do Setor de Clubes Sul.
Com tudo isso, o
técnico da Novacap explica que a reforma da ponte será uma obra ampla por
atender vários quesitos. “Temos basicamente três tipos de obras em pontes. Umas
voltadas para a segurança, outras para ampliação da vida útil e outras
para mudança de uso. Às vezes elas se combinam. No caso da Costa e Silva abrange
os três. Ela terá mudança de uso porque vai passar de 36 toneladas para 45
toneladas a capacidade dela. Vamos aumentar a vida útil ao recuperar a
estrutura dela e proporcionar anos e anos de uso para a
população, Por fim, é a questão da segurança porque é uma ponte muito
antiga e que ficou sem manutenção. Esse reforço estrutural garante
maior segurança aos usuários”.
Estava precisando, essas obras modernas não duram ¼ das pontes romanas.
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