Responsável
por estimular outras colaboradoras a se jogarem no mercado digital como
influenciadoras da própria marca, Karl Jeanneth administra um dos maiores e mais
versáteis blogs da grande Brasília
Residente
de Brasília (DF) há mais de 45 anos, Karl Jeanneth já conta com
mais de 100 mil seguidores em suas redes sociais. Ela também administra o Blog
Cheia de Segredos há mais de seis anos, espaço dedicado a disseminar notícias,
dicas de moda e opções de entretenimento. Gastronomia, lifestyle, turismo
e lazer também não ficam de fora dessa lista. “Minha família e amigas
sempre me pediam ajuda para comprar roupas, organizar festas e outras coisas
básicas do dia a dia. Como sou uma pessoa muito antenada a tudo que está
acontecendo no mundo, acabei transformando isso em um guia para todos”, revela.
De
acordo com uma pesquisa de 2019 publicada pela Sebrae com a utilização de dados
do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o Monitoramento de empreendedorismo
global, acredita-se que mais de 24 milhões de brasileiras sejam donas do
próprio negócio, fomentando a economia e estimulando outras mulheres a
empreender. Em apenas 6 anos de atuação como influenciadora, Karl Jeanneth
já firmou inúmeras parcerias com diversas marcas e personalidades. Parcerias
essas que serviram de inspiração para que outras influenciadoras digitais
utilizassem de sua própria imagem para alavancar as vendas no âmbito digital.
De
influenciadas para influenciadoras: A importância do marketing digital na
pandemia. Apresentar produtos em primeira mão, disponibilizar descontos e
espalhar tendências são apenas alguns dos motivos que colocam
os influencers à frente do mercado digital. Mara Sá Cruz tem 42 anos
de idade, é natural do Estado do Maranhão e administra 3 lojas ao mesmo tempo,
sendo a Isadora Fashion, loja multimarcas especializada em roupas e acessórios,
a principal delas. Com um marketing apurado que destaca Mara Sá como a
influenciadora do próprio negócio, tendência esta que se mostra cada vez mais
essencial para obter bons resultados no mercado, a empresária ressalta a
importância de se apresentar na divulgação da marca. “A moda é muito dinâmica e
rápida. Hoje, nesse mundo digital, os consumidores estão cada vez mais
exigentes. No começo foi muito difícil pois eu sempre gostei mais de ficar nos
bastidores, mas hoje percebo que a minha figura permitiu que a Isadora
continuasse vendendo mesmo estando fechada na pandemia”, afirma.
Administrar
uma marca própria durante o isolamento social não é uma tarefa fácil. Kelly
Coimbra, dona da Boutique Brechó by Kelly Coimbra em Brasília (DF), iniciou o
trabalho como influenciadora digital no ano de 2016 dando dicas relacionadas à
transição capilar na plataforma do Instagram. “Por causa da pandemia, os
trabalhos para as influenciadoras caíram muito. Passei um perrengue tão grande
no final do ano passado (2020) que foi o start que eu precisava para
voltar a empreender”, pontua Kelly. De acordo com o IBGE, o Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística, em apenas seis meses de pandemia, mais de 700 mil
empresas tiveram que fechar as portas por conta da instabilidade econômica
promovida no país e no mundo.
Por ser proprietária de uma loja de materiais para construção, cuja abertura foi considerada como essencial durante a pandemia, Siomara Damasceno evidencia um aumento de mais de 30% nas vendas ao contar com a ajuda dos artifícios digitais. “As redes sociais começaram como um jeito divertido de mostrar tudo o que era vendido na loja. Hoje, elas se tornaram a vitrine da nossa história e do nosso cotidiano de empreendedora”, afirma a dona da Colonial Materiais, que já acumula quase 30 mil seguidores na internet e é uma referência para o ramo brasiliense.
Eleni Costa, proprietária de uma loja de calçados e acessórios, é direta ao ressaltar as principais dificuldades do empreendedorismo feminino. “Assim como o machismo que adora diminuir o nosso espaço, nossas ideias e o nosso esforço, percebo também que a falta de capacitação se torna um grande empecilho”, afirma Eleni. Cearense, a empresária ainda destaca a nova dinâmica de envolvimento com as mídias para amenizar o súbito fechamento da loja no JK Shopping DF. “Com a pandemia, me dediquei ainda mais às redes sociais, procurando novas formas de me conectar com as minhas clientes através de lives, sorteios e presentes”, pontua.
Assim
como Karl Jeanneth, que já inspirou e continua inspirando várias outras
mulheres a serem influenciadoras da própria marca enquanto ingressam no mercado
digital, Eleni Costa afirma que adquiriu essa mesma filosofia como uma nova
meta de vida e hoje é procurada até para dar consultoria para outras lojistas e
empreendedoras.
Sobre
Karl Jeanneth - Empresária, influencer e uma veterana do
marketing digital, Karl Jeanneth administra o Blog Cheia de Segredos onde ela
aborda notícias relacionadas a turismo, educação, beleza, estética, bem estar e
entretenimento, sempre com muito profissionalismo e qualidade.
Serviço: Influenciadoras e empresárias ressaltam a
importância do marketing digital durante a pandemia...
Instagram: Karl Jeanneth - @cheiadesegredos; Mara
Sá - @marasacruz @isadora.loja; Eleni Costa - @elenicostadf
@lojaelenicosta; Kelly Coimbra - @kellycoimbras @boutiquebrechobykelly; Siomara
Damasceno - @siomara_colonial