test banner

Flávia lidera e vence Damares

Flávia lidera e vence Damares. O Instituto Opinião Política foi a campo, entre 9 e 11 de junho, para perguntar aos eleitores as preferências ao Senado no pleito de outubro. A deputada federal pelo PL está na frente em quase todos cenários


A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) é a primeira colocada na corrida ao Senado. Primeira rodada do levantamento do Instituto Opinião Política, encomendado pelo Correio, mostra que a ex-ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República tem entre 31,3% e 36,9% das intenções de votos, a depender dos cenários. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.


Flávia lidera com folga até mesmo nas situações em que disputa com a outra ex-ministra bolsonarista que é pré-candidata ao Senado no DF, a ex-chefe da pasta da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos). Num dos cenários, Flávia aparece com 36,9% dos votos, enquanto Damares, em segundo, está com 10,1%. A petista Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro), soma 6,3%, empatada com a deputada Paula Belmonte, 6,1%; e com o ex-senador Gim Argello (Pros), que tem 5,8%. Paulo Roque (Novo) está em último, com 3,1%. Entre os entrevistados, 26,1% votariam em branco ou nulo, caso as opções sejam essas e 5,8% não souberam avaliar.


Margem de erro: O pior cenário para Flávia Arruda ocorre quando enfrenta Damares, Reguffe e o ex-senador e ex-vice-governador Paulo Octávio (PSD). Mesmo assim, ela ainda lidera com 31,3%. Reguffe é o segundo, com 11,9%. Damares e Paulo Octávio aparecem empatados com 9,6%. Rosilene tem 6,7%; Gim, 3,8%; Paulo Roque, 2,4%. Reguffe, Damares e Paulo Octávio estão empatados dentro da margem de erro. Entre os entrevistados, 20,3% votariam em branco ou nulo e 4,2% estão indecisos.


Em cenário sem Damares, Flávia Arruda mantém a liderança com 34%. Reguffe permanece no mesmo patamar, em segundo, com 12,1%, assim como Paulo Octávio, com 9,3%. Rosilene aparece com 7%; Paula Belmonte, 4,6%; Gim, 4,1% e Paulo Roque, 2,4%. Os votos brancos e nulos chegam a 22,8% e 3,8% não souberam avaliar.


A pesquisa ouviu 1.159 pessoas entre 9 e 11 de junho com público-alvo entre eleitores residentes no Distrito Federal e com 16 anos ou mais. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral, com o número DF-05367/2022.


Ana Maria Campos - Correio Braziliense


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem