test banner

#URBANISMO » À bela espera do ônibus

A artista Vivi Dourado transforma uma insossa parada em um belo mapa das atrações da 508 Sul: cidade mais bonita e usuário mais feliz
Parceria entre sociedade e governo renova a parada de ônibus da 508 sul. A designer Viviane Dourado, que já tingiu espaços no Cruzeiro Velho, agora transforma em pintura o mapa daquela quadra

*Por: Isabella Conte,

Incomodada com o péssimo estado de conservação da parada de ônibus da 508 Sul e com a falta de conforto dos usuários, a assistente social Solange Madeira, 62, encabeçou uma proposta de revitalização do espaço. Com a parceria e o apoio do Governo do Distrito Federal, da comunidade e da designer Viviane Dourado, o projeto ganhou vida e, desde o último dia 13, a parada da W3 está completamente de cara nova.

“Um dia, deixei meu carro em casa e optei por pegar um ônibus para ir ao shopping. Quando cheguei à parada, vi o banco quebrado, as paredes pichadas e o odor de urina era fortíssimo”, conta Solange. Decidida a mudar a situação do local, ela entrou em contato com a artista Viviane — que já havia pintado e restaurado várias paradas no Cruzeiro Velho, há cerca de quatro meses — e, juntas, bolaram o plano para levar a ideia à Administração de Brasília.

Apresentado, o projeto foi logo aceito e o órgão se prontificou a ajudar. Para colocar a proposta em prática, foram convidados reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap) para ajudar a colorir as paredes, a podar as árvores da localidade e a consertar a calçada em volta da parada. Concluídas tais etapas, Viviane deu início à decoração. Dessa vez, optou por fazer a arte em forma de mapa. Após estudar a região, representou os pontos históricos da quadra, porta de entrada para a 308 Sul, considerada quadra modelo de Brasília (veja quadro). Em dez dias, já estava tudo pronto.

“Levei um susto quando cheguei aqui e vi a parada toda arrumada”, lembra Marly Gomes, de 38 anos. Ela é cuidadora de idosos e passa por ali diariamente, para ir e voltar do trabalho. “Isso aqui antes era imundo, cheirava a urina e tinha buracos enormes na calçada. Inclusive, uma vez, quando eu ainda estava grávida, caí em um buraco e bati com a barriga no chão”, relembra. Agora, Marly se encanta com o espaço que, segundo ela, está mais confortável e transmite mais segurança. “Passo pelo menos uma hora, ou duas, nessa parada, então, é muito melhor agora, que consigo ter conforto enquanto espero o ônibus.”

Tanto Solange quanto Viviane afirmam que o trabalho foi gratificante e esperam inspirar outras pessoas a tomarem atitudes semelhantes para repaginar outros espaços da cidade. “Esse trabalho foi feito para as pessoas se sentirem bem, e só foi possível por causa das parcerias que nós conseguimos. As tintas, por exemplo, foram doadas pelos comerciantes daqui. Eu não teria conseguido fazer essa mudança sozinha”, emociona-se Solange. A única coisa que as duas esperaram da população, além do desfrute do espaço, é que a arte e o trabalho sejam respeitados. “A gente pede encarecidamente que não colem cartazes ou pichem as paredes; que não joguem lixo no chão, e que os cidadãos sejam os vigilantes daqui”, conclui Viviane.
O ponto revitalizado por iniciativa de Solange Madeira é porta de entrada para a quadra modelo 308 Sul

A inspiração
Solange tomou conhecimento do trabalho de Viviane por meio do projeto que ela desenvolve no Cruzeiro Velho, o Parada com Arte. Apesar de a vontade datar de 2014, o desejo só se concretizou em outubro de 2016 e é inspirado no pai da artista. “Ele sempre passou para mim essa questão de cidadania e de cuidar dos espaços públicos. Então, quando cresci, resolvi seguir tais ensinamentos e começar a revitalizar as paradas de ônibus da cidade, que eram todas destruídas”, explica Viviane. Na época, entrou em contato com a administração local e conseguiu permissão, além de ajuda, para o início do projeto.

De lá para cá, nove paradas daquela cidade foram reformadas. “Em cada uma, pintei um pedaço da minha infância. Sou nascida e criada no Cruzeiro e decidi dividir a minha experiência com o pessoal de lá”, comenta. Antes de a artista dar início ao próprio trabalho, a administração prepara o ponto de ônibus passando uma massa corrida para nivelar a estrutura. O tempo da pintura varia para cada imagem, mas a média é de quatro horas. As tintas e os materiais são doados por comerciantes locais que incentivam a ação.

A designer se diz muito contente com seu trabalho voluntário e conta que pretende ensinar às pessoas a preservarem os espaços públicos, para que todos tenham acesso a um serviço de qualidade. O trabalho de Viviane Dourado pode ser acompanhado pela hashtag #CruzeiroArteNaParada.

Um exemplo de quadra
A SQS 308 é considerada quadra modelo de Brasília por ser referência de como deveriam ser as superquadras da cidade: espaços em escalas bem definidas e com toda infraestrutura básica para atender as necessidades de seus moradores. A obediência rigorosa à orientação do Relatório do Plano Piloto, de Lúcio Costa, conferiu a essa quadra uma urbanização avançada e de valor histórico incontestável. 

Nela foram construídos: Clube Unidade de Vizinhança, Escola Classe Escola Parque, Jardim de Infância, Espaço Cultural da 508 Sul, Postode Saúde, Biblioteca Pública, a Igrejinha de Fátima, Cinema, Teatro e supermercados. É a única quadra a ter o projeto paisagístico assinado por Burle Marx no projeto urbanístico de Lúcio Costa. É tambémpioneira na construção de garagens subterrâneas e seu arruamento tornou-se um padrão seguido por grande parte das construções da cidade.

Em 27 de abril de 2009, o então governador, José RobertoArruda,assinou o Decreto 30.303/09, que estabelece o tombamento do conjunto urbanístico, arquitetônico e paisagístico da Unidade de Vizinhança formada pelas superquadras residenciais 107, 108, 307 e 308 da Asa Sul, 

Fonte: Prefeitura da Superquadra da 308 Sul



Por: Isabella Conte* (Estagiária sob supervisão de Flávia Duarte, - Fotos: Ed Alves/CB/D.A.Press – Correio Braziliense

3 Comentários

  1. MUITO OBRIGADA... AGORA, UM CONVITE:

    IDEALIZAR E INSISTIR...PINTURA NOS PONTOS DE ÔNIBUS

    Um projeto que nasceu de um sonho _ em parceria com a COMUNIDADE. Uma idealização que eu não sonhei sozinha e não aconteceu em apenas um dia, sete ou dez....e contamos com o apoio da administração local, do Conselho de Cultura, de empresas, comerciantes e cidadãos.

    Até as informações nas paredes tem uma razão de ser e merecem
    méritos, por exemplo: uma ong, uma instituição sem fins lucrativos, uma escola de samba etc...

    É um projeto inspirador e contagiante _ que merece espaço nas escolas e na mídia... rico culturalmente pois necessita de pesquisa, levantamento de dados, planejamento, cronograma, roteiro, planilha, parceiros, croquis, layout's, doadores...

    É um processo que exige tempo e dedicação... E fica muito fácil quando já temos todas essas informações em mão _ um arquivo com dados, fotos etc...

    QUANDO SOMOS CONVIDADOS...Pedimos o material... e LEVAMOS TODAS AS INFORMAÇÕES. NA PARCERIA COM OUTRAS COMUNIDADES GANHAMOS, NA CONTRA - PARTIDA, somente a divulgação e propagação desse projeto ( sem lucratividade / auto promoção ).
    Trata-se de uma corrente do bem ou seja, soma!!!

    Um detalhe... a tinta é forte... E a gente trabalho entre sol e chuva; frio e calor; em dias de folga; finais de semana e feriados... com ou sem dor pelo corpo.

    Por isso, a importância de uma parceria legal, com bons profissionais, comerciantes, lideres comunitários e voluntários... todos buscamos e alcançamos os mesmos objetivos... HUMANIZAR os ponto de ônibus para o bem - estar de todos.

    Uma atitude cidadã conjunta...e todos merecem créditos e respeito... o coletiva participa e ganha a satisfação pelo dever cumprido... e a conquista de muitos sorrisos.

    SE ESSA ONDA PEGA?"

    Vivi Dourado / arte&design
    Uma das parceiras e idealizadora do projeto

    QUER SER NOSSO PADRINHO OU MADRINHA NESSE PROJETO?

    PARA NOS CONTACTAR:
    32538183 - 982588183
    camisetaspuff@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. MAIS UMA ENTREVISTA AO CORREIO WEB

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2018/01/22/interna_cidadesdf,654696/artesa-conta-a-historia-do-cruzeiro-nos-pontos-de-onibus-do-df.shtml

    ResponderExcluir
  3. Vivi Dourado - Viviane Ferreira Dourado
    #cruzeiroartenaparada #artenaparada #vividourado #vividouradoartenaparada
    FAN PAGE: https://www.facebook.com/ARTENAPARADA/
    EMAIL: camisetaspuff@gmail.com
    TELEFONES: 81 - 9 8258 8183 / 3253 8183
    Crc Cruzeiro - Conselheira de Cultura do Cruzeiro.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem